fbpx

Agosto verde claro: mês da prevenção da leishmaniose

O Agosto Verde-claro é dedicado à conscientização e prevenção da leishmaniose, doença infecciosa causada por um protozoário do gênero Leishmania. A enfermidade é considerada uma zoonose, uma vez que os cães são os principais reservatórios da condição, o que é prejudicial para os humanos.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de dois milhões de pessoas são infectadas todos os anos ao redor do mundo. O Brasil é considerado um país endêmico para a doença. Por isso, o Agosto Verde-claro é o período reservado para falar ainda mais sobre essa doença tão perigosa.

Quer saber mais sobre o Agosto Verde-claro da leishmaniose e como se prevenir dessa condição? Então, continue a leitura do artigo que preparamos e fique por dentro das principais formas de prevenção e tratamento da leishmaniose.

Como ocorre a transmissão?

A leishmaniose é uma doença causada por parasitas do gênero Leishmania e transmitida aos animais e humanos pela picada dos mosquitos infectados. Eles são conhecidos popularmente como mosquitos-palha ou biriguis. O Agosto Verde-claro visa principalmente divulgar estratégias de prevenção contra o mosquito e outras práticas.

Os cães são os principais hospedeiros da leishmaniose no Brasil. No entanto, gatos e humanos também podem ser infectados com o protozoário Leishmania infantum chagasi. Por esse motivo, é muito importante ficar atento a todos os sinais da doença, especialmente em cães que vivem em regiões mais suscetíveis à presença do mosquito.

É importante ressaltar que a transmissão só ocorre por meio da picada do mosquito infectado, e não por contato direto com animais ou pessoas doentes. A doença costuma ser mais comum em regiões de clima tropical e subtropical, e é considerada endêmica em muitos países da América Latina, África, Ásia e Europa.

Principais sintomas

Além de saber o que é leishmaniose canina, é muito importante ficar por dentro das formas como ela pode se manifestar. A doença pode ter diferentes apresentações clínicas, desde formas assintomáticas até outras mais graves, que podem ser fatais. Os principais sintomas da leishmaniose em cães são:

  • emagrecimento;
  • lesões na pele (especialmente na face e nas orelhas);
  • crescimento exacerbado das unhas;
  • perda de apetite;
  • febre.

Ao notar os sintomas, leve seu amigão ao veterinário para uma consulta. É importante agir de forma rápida, pois os parasitas podem infectar as células de defesa do organismo, dificultando a cura mesmo após o tratamento, podendo o cão se manter como portador da infecção. Porém, como tratar leishmaniose canina?

O diagnóstico da leishmaniose em animais é feito por meio de exames de sangue e citológicos (punção). O tratamento se dá pelo uso de medicamentos específicos, capazes de atuar nos parasitas, além de medidas para fortalecer o sistema imunológico do hospedeiro.

Como prevenir?

Quando falamos a respeito do Agosto Verde-claro, saber como prevenir a leishmaniose canina é sempre a melhor estratégia contra o parasita. Para isso, recomenda-se uma medida conhecida como dupla defesa, que nada mais é do que a proteção interna e externa.

A externa acontece por meio do uso de repelente para manter os mosquitos-palha afastados do animal, diminuindo a chance de picadas e, consequentemente, a transmissão da doença. Já a proteção interna da leishmaniose visceral canina (LVC) se dá pela vacinação. O imunizante estimula a produção de anticorpos no cão que auxiliam na proteção contra a Leishmania.

Acompanhamento com médico-veterinário

Vale ressaltar que as medidas citadas anteriormente não devem ser as únicas medidas para evitar a doença. Os tutores devem ter um cuidado especial com a higiene do seu amigão, assim como as visitas periódicas ao médico-veterinário e a realização de exames para detecção precoce.

Em caso de suspeita da doença em um cão, é importante buscar atendimento veterinário imediatamente para diagnóstico e tratamento adequados. Na Petz, você conta com profissionais qualificados para cuidar e oferecer o melhor tratamento para o seu pet. Acesse o site do nosso Centro Veterinário Seres e agende um horário com um especialista.

O Agosto Verde-claro tem a missão de conscientizar todos os tutores de animais de estimação sobre a importância do diagnóstico, prevenção e tratamento da leishmaniose em cães.

Fonte: Postado por PETZ, em Aug 1, 2023

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore