fbpx

Celular Seguro vai alertar pelo WhatsApp em caso de furto ou roubo

(Imagem: oasisamuel/Shutterstock)

O programa Celular Seguro, lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em 2023, vai ganhar mais um recurso. O programa vai alertar, pelo WhatsApp, quando alguém tiver reativado um celular roubado ou furtado.

Integração entre Celular Seguro e WhatsApp

  • O programa Celular Seguro, lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em 2023, incluirá um novo recurso que enviará alertas pelo WhatsApp quando um celular roubado ou furtado for reativado;
  • Um Comitê Gestor foi criado para garantir a atualização constante do programa e desenvolver soluções de melhoria e segurança. Este comitê se reunirá mensalmente, liderado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, e será presidido por Manoel Carlos de Almeida Neto, secretário-executivo do MJSP;
  • A iniciativa, criada no Piauí, aumentou em 139% o índice de aparelhos recuperados no estado. A data de início das operações do novo recurso ainda não foi definida, e a implementação será coordenada pelo Comitê Gestor;
  • O aplicativo Celular Seguro facilita o bloqueio rápido de aparelhos, linhas telefônicas e aplicativos bancários em caso de furto ou roubo, além de agilizar notificações a terceiros sobre tais incidentes. O serviço não substitui a necessidade de comunicar autoridades policiais, operadoras de telefonia e instituições financeiras.

A iniciativa, criada no Piauí, aumentou em 139% o índice de aparelhos recuperados no estado. O Comitê Gestor foi criado na terça-feira (14) para garantir que o programa seja sempre atualizado e criar soluções de melhoria e segurança do sistema.

Comitê vai aprimorar Celular Seguro

(Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Ainda não há uma data definida para o início das operações. A implementação será coordenada pelo Comitê Gestor, formado por membros do MJSP. Esse comitê se reunirá mensalmente sob a liderança da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Manoel Carlos de Almeida Neto, secretário-executivo do MJSP e presidente do comitê, enfatizou a importância das atualizações constantes do programa, conforme as necessidades dos usuários e dos parceiros institucionais.

Além de monitorar e recuperar aparelhos, o Comitê Gestor identificará boas práticas, fornecerá dados públicos para o desenvolvimento de políticas de segurança pública e proteção dos direitos do consumidor, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

O que é Celular Seguro?

(Imagem: Divulgação)

O Celular Seguro é um aplicativo, lançado pelo governo federal em dezembro de 2023, cujo objetivo é tornar os celulares inúteis após serem furtados ou roubados. Em suma, a ideia do app é facilitar o bloqueio rápido do aparelho, da linha telefônica e dos aplicativos bancários em casos assim.

Apesar de suas funcionalidades, o serviço do aplicativo não substitui a necessidade de comunicação com as autoridades policiais, operadoras de telefonia e instituições financeiras em caso de furto ou roubo.

A proposta do Celular Seguro é agilizar notificações a terceiros sobre roubos, furtos e perdas de celulares. Para isso, os usuários cadastram seus telefones em aparelhos de pessoas de confiança, que podem efetuar o bloqueio.

Fonte: Olhar Digital / Por Pedro Spadoni

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore