O programa Celular Seguro, lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em 2023, vai ganhar mais um recurso. O programa vai alertar, pelo WhatsApp, quando alguém tiver reativado um celular roubado ou furtado.
A iniciativa, criada no Piauí, aumentou em 139% o índice de aparelhos recuperados no estado. O Comitê Gestor foi criado na terça-feira (14) para garantir que o programa seja sempre atualizado e criar soluções de melhoria e segurança do sistema.
Ainda não há uma data definida para o início das operações. A implementação será coordenada pelo Comitê Gestor, formado por membros do MJSP. Esse comitê se reunirá mensalmente sob a liderança da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Manoel Carlos de Almeida Neto, secretário-executivo do MJSP e presidente do comitê, enfatizou a importância das atualizações constantes do programa, conforme as necessidades dos usuários e dos parceiros institucionais.
Além de monitorar e recuperar aparelhos, o Comitê Gestor identificará boas práticas, fornecerá dados públicos para o desenvolvimento de políticas de segurança pública e proteção dos direitos do consumidor, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
O Celular Seguro é um aplicativo, lançado pelo governo federal em dezembro de 2023, cujo objetivo é tornar os celulares inúteis após serem furtados ou roubados. Em suma, a ideia do app é facilitar o bloqueio rápido do aparelho, da linha telefônica e dos aplicativos bancários em casos assim.
Apesar de suas funcionalidades, o serviço do aplicativo não substitui a necessidade de comunicação com as autoridades policiais, operadoras de telefonia e instituições financeiras em caso de furto ou roubo.
A proposta do Celular Seguro é agilizar notificações a terceiros sobre roubos, furtos e perdas de celulares. Para isso, os usuários cadastram seus telefones em aparelhos de pessoas de confiança, que podem efetuar o bloqueio.
Fonte: Olhar Digital / Por Pedro Spadoni
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.