Com a crescente utilização da inteligência artificial em diversos setores da indústria e da sociedade, muitas técnicas que usam essa tecnologia surgiram para melhorar o dia a dia das pessoas, auxiliando inclusive na saúde mental de usuários.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) relatou que antes da pandemia do COVID-19, apenas uma pequena fração das pessoas com problemas de saúde mental recebia cuidados eficazes, acessíveis e de qualidade, o que é uma das maiores preocupações da sociedade.
De acordo com um relatório recente da OMS, mesmo antes da pandemia de Covid-19, 71% das pessoas portadoras de psicose em todo o mundo não tinha acesso a serviços de saúde mental. Além disso, países de alta renda tratavam 70% das pessoas com psicose, enquanto em países de baixa renda, apenas 12% recebiam cuidados de saúde mental.
Quando se trata de depressão, as lacunas na cobertura dos serviços eram amplas em todos os países. Mesmo em países de alta renda, apenas um terço das pessoas com depressão recebiam cuidados formais de saúde mental. Estima-se que o tratamento minimamente adequado para a depressão variava de 23% em países de baixa renda para 3% em países de baixa e média-baixa renda.
Com a intenção de mudar esse cenário e contribuir para a redução dos casos de doenças mentais em todo o mundo, empresas estão investindo cada vez mais nesse setor. Elas estão desenvolvendo, por exemplo, aplicativos de terapia online que permitem aos usuários acessar atendimentos com profissionais da área de psicologia sem sair de casa. Além disso, alguns aplicativos possibilitam o monitoramento e rastreamento da saúde mental dos usuários.
Diagnóstico: A Intel é um exemplo de como pode ser o futuro. A empresa tem um projeto que, ao identificar padrões que podem indicar um transtorno mental, a IA consegue ajudar a agilizar o diagnóstico e garantir que as pessoas recebam o tratamento que precisam.
Tratamento: Uma das possíveis aplicações da inteligência artificial é no desenvolvimento de novas terapias e tratamentos para transtornos mentais. Por exemplo, a IA pode ser aplicada para desenvolver chatbots de terapia, onde serve para o apoio e orientação de pessoas com ansiedade, depressão ou outros problemas de saúde mental.
Prevenção: A tecnologia ainda pode ser usada para identificar pessoas em risco de desenvolver um transtorno psicológico. As IAs podem ajudar a prevenir que os transtornos se desenvolvam para coisas mais graves posteriormente ao conseguir identificar possíveis sintomas em estágios iniciais.
Fonte: Olhar Digital / Por Por Lucas Gabriel Machado Henriques, editado por Bruno Ignacio de Lima
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.