Foi aprovado por unanimidade na sessão da última semana (06), o Requerimento nº 019/2024 e 020/2024 de autoria do vereador Cristiano Mendonça
Ele requer que seja encaminhado ofício ao Conselho da Cidade para reavaliação de uso e ocupação do solo com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável urbano do município nas futuras atualizações do Plano Diretor.
Segundo Cristiano, muitas áreas rurais nobres, arborizadas e com belas paisagens do município de Herval d’Oeste – que ainda estão disponíveis – não foram loteadas ou ocupadas pela expansão urbana. Estas áreas podem ser projetadas com terrenos maiores que permitem a implantação de amplos recuos para jardins e calçadas e espaços maiores para a permeabilidade do solo (percentual do lote que deve ser livre de edificação para permitir o escoamento da água através do solo).
Ainda conforme Cristiano, os terrenos pequenos de 360m², com alta declividade e rochosos, dificultam a construção de muros, calçadas e rampas de acesso sobre as ruas e os passeios. A sugestão é que os lotes sejam bem maiores do que 360m², com a frente para a via oficial de domínio público, não inferior a 15 metros, isso para as futuras áreas de expansão urbana para fins de loteamentos.
Terrenos maiores, como por exemplo, de 450 m² e 525 m² melhoram as opções construtivas, possibilitam a implantação de amplos recuos, melhoram o acesso a veículos sobre as garagens e disponibilizam melhores espaços para a permeabilidade do solo sobre amplos jardins e calçadas integradas com flores e árvores.
Cristiano finaliza dizendo que os bueiros e galerias subterrâneas das partes baixas da cidade não darão conta no futuro, de fazer o escoamento da água das chuvas advindo das áreas altas se os nossos terrenos continuarem pequenos com baixas taxas de permeabilidade principalmente nas área altas da cidade.
Fonte: Comunicação Câmara de Vereadores de Herval D’Oeste
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.