O processo seletivo de startups envolve as incubadoras MIDITEC (Florianópolis), Épsilon (Lages), INCTECH (Chapecó), Softville Ágora (Joinville), Instituto Gene (Blumenau), Gtec (Rio do Sul), CITI (Brusque) e SebraeHub (temática para govtechs).
A Rede de incubadoras MIDITEC acaba de divulgar a lista de 42 startups que vão iniciar a jornada de desenvolvimento e formação empreendedora em 2024. Antes uma incubadora única baseada em Florianópolis, o MIDITEC expandiu para outras regiões de Santa Catarina e se tornou uma rede de incubadoras a partir de uma parceria entre a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e o SEBRAE SC em 2020.
O processo seletivo de startups ocorreu para as integrantes MIDITEC (Florianópolis), Épsilon (Lages), INCTECH (Chapecó), Softville Ágora (Joinville), Instituto Gene (Blumenau), Gtec (Rio do Sul), CITI (Brusque) e SebraeHub (temática para govtechs).
Com formação voltada para empreendedores do ecossistema de tecnologia de Santa Catarina, as startups são acompanhadas por mentores e passam por onboarding, diagnóstico para avaliação da sua maturidade, elaboração do plano de gestão estratégica e OKRs.
São realizados check-ins periódicos para monitorar a evolução, nos quais são identificadas demandas de mentoria, consultoria, qualificações e conexões. As incubadoras da rede são geridas pela ACATE junto a instituições parceiras, com o mantenedor Sebrae Startups e os patrocinadores Softcon e Baptista Luz.
“Desde a primeira turma de incubação, em 1998, as empresas que passam pelo processo e a metodologia se tornaram referência no mercado – e temos exemplos em vários setores”, comenta Iomani Engelmann, presidente da ACATE e ele próprio egresso da incubadora na década de 2000 com a healthtech Pixeon. Entre as startups que passaram nos últimos cinco anos pelo MIDITEC em Florianópolis, a taxa de continuidade e sobrevivência dos negócios é de 97%.
MIDITEC (Florianópolis):
ÉPSILON (Lages):
INCTECH (Chapecó):
SOFTVILLE (Joinville):
GENE (Blumenau):
GTEC (Rio do Sul):
CITI (Brusque):
SEBRAEHUB (govtechs):
Os 25 anos de fomento ao empreendedorismo inovador em Santa Catarina e o ecossistema colaborativo para o desenvolvimento de startups são abordados no e-book produzido pela agência SC Inova e que conta a história do programa de incubação da ACATE.
Fonte: Redação SC Inova, com informações do MIDITEC
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.