Por muito tempo não ficou claro se o reboot de Planeta dos Macacos – A Origem receberia outra sequência. A história parecia ter chegado à sua conclusão natural após três filmes. Mas agora sabemos: Planeta dos Macacos 4 está chegando e inaugura uma nova era. Isso já é anunciado pelo título da aguardada sequência de ficção científica: Planeta dos Macacos: O Reinado.
Além disso, este também será o retorno da indústria após uma das maiores greves de atores e roteiristas de Hollywood, o que impactou diversas produtoras, estúdios e cronogramas. Assim, separamos o que você deve ver nas telonas em 2024 e o que pode ser destaque nas bilheterias.
Planeta dos Macacos: O Reinado estreia nos cinemas brasileiros em 23 de maio de 2024, pouco mais de um ano e meio após o início das filmagens. A Disney está trazendo a sequência para a tela grande sob a bandeira da 20th Century Studios.
Quando foi anunciado, era questionável se O Reinado seguiria os filmes anteriores ou marcaria uma reinicialização. Agora sabemos: é uma sequência que trata do legado de César e se passa cerca de 300 anos após sua morte. Não resta muito da civilização humana. Os macacos estabeleceram seu próprio reino e governam o planeta.
No entanto, o reino dos macacos não é um lugar paradisíaco. Sombras ameaçadoras estão se espalhando. O líder sedento de poder, Proximus Caesar (Kevin Durand), distorce as palavras de seu antecessor, escraviza outras tribos e tem como alvo a antiga tecnologia humana.
O chimpanzé Noa (Owen Teague) então parte em uma jornada perigosa com uma jovem humana chamada Mae (Freya Allan) para deter Proximus.
Andy Serkis não retornará como César na sequência. Em vez disso, conhecemos personagens completamente novos. O elenco conhecido até agora inclui:
Após viver o fenômeno Barbenheimer é realmente difícil olhar para tantos lançamentos com potencial de sucesso e apostar em um — principalmente porque dificilmente um desses filmes, embora alguns sejam muito esperados, alcançará os números grandiosos de Barbie, o líder em bilheteria de 2023 (confira aqui o ranking de 2023).
Contudo, considerando algumas clássicas franquias — e o interesse da internet em certas notícias no decorrer do ano — temos algumas apostas, são elas: Deadpool 3, Gladiador 2, Coringa 2 e Mufasa: O Rei Leão.
As três primeiras partes já mudaram de elenco diversas vezes. A única constante no reboot de Planeta dos Macacos foi Andy Serkis, que deu vida ao macaco César por meio da captura de movimento, semelhante a que fez Gollum nos filmes de O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Mas por que Serkis não está na parte 4?
O diretor Wes Ball explica a decisão da seguinte forma (via Slash Film):
“Conversamos [com Andy Serkis sobre seu retorno], sem dúvida. ‘Você poderia interpretar outro macaco?’ Brinquei muito com essa ideia porque achei que seria muito legal. [Diretor] Matt [Reeves] sempre disse: ‘Andy é o melhor ator com quem já trabalhei’
No final das contas, porém, Ball decidiu contra isso: “[Andy Serkis] é muito icônico, de certa forma. Então decidimos que provavelmente é melhor pensar em filmes futuros em que ele possa estrelar”.
Ball já confirmou que Planeta dos Macacos: O Reinado será o início de uma nova trilogia que segue a continuidade do reboot (via Screen Rant):
“Os últimos três filmes foram sobre o fim de alguma coisa. […] Foi sobre o fim da humanidade. E pensamos: ‘Das cinzas desses filmes anteriores vamos fazer crescer uma nova árvore para escalar’. Este filme é sobre o começo de algo novo”.
Para que você não perca a noção, listamos todos os filmes de Planeta dos Macacos que foram lançados até agora, na ordem de lançamento, incluindo seus diretores.
Wes Ball, que já trouxe a trilogia distópica Maze Runner para os cinemas, assume seu lugar na cadeira do diretor de Planeta dos Macacos: O Reinado. Ele se inspirou em um dos filmes de aventura mais brutais de todos os tempos: Apocalypto de 2006. Ball revelou isso à revista de cinema Empire em outubro de 2023.
Apocalypto leva você ao início do século 16 e conta a história de uma vila maia na península norte-americana de Yucatán que é atacada por uma tribo inimiga antes do início da colonização espanhola da América Central. Existem alguns motivos escondidos aqui que também podem ser descobertos nos filmes Planeta dos Macacos.
Planeta dos Macacos: O Reinado não deve ser tão brutal quanto Apocalypto. Ainda não há informações oficiais, mas pode-se presumir que a regulamentadora atribuirá ao filme uma classificação etária de não indicado para menores de 12 anos. Até agora, todas os longas da série reboot foram lançadas nos cinemas com tal indicação.
Fonte: Adoro Cinema / História de Evelyn Souza
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.