Os Polos Regionais da ACATE promoveram nas últimas semanas, em meio ao período de campanhas das Eleições Municipais de 2024, o diálogo com candidatos às Prefeituras e Câmaras de Vereadores das principais cidades de Santa Catarina. De forma apartidária, a ACATE e seus Polos Regionais apresentaram demandas do setor de tecnologia, contribuindo para o debate público e democrático com o objetivo de proporcionar desenvolvimento para todas as regiões do estado.
As reivindicações do setor de tecnologia aos candidatos tratam sobre a manutenção da interlocução com os executivos municipais ao longo do próximo mandato, oportunidades de colaboração com as Prefeituras para modernizar serviços públicos, fortalecimento do ensino e introdução a tecnologias na rede de educação básica, além de esforços para o desenvolvimento de cidades inteligentes.
“Neste diálogo com os futuros representantes dos municípios de Santa Catarina, os Polos Regionais da ACATE elencam propostas para o setor público de acordo com desafios dos ecossistemas de inovação locais. O setor de tecnologia está em expansão em todo o estado e a nossa participação nas discussões sobre o futuro das cidades é fundamental para ampliar a atenção dos gestores públicos para o segmento, além de como ele já contribui e pode contribuir ainda mais para impulsionar empregos, formação profissional, renda e melhor atendimento aos cidadãos”, destaca Cesar Griebeler, vice-presidente de Integração da ACATE.
A representatividade do setor de tecnologia nos municípios catarinenses pode ser visualizada através dos dados do Observatório ACATE 2024. O estudo apresenta indicadores sobre o crescimento no número de empresas, faturamento e empregos na área. A evolução também é perceptível na arrecadação de Impostos sobre Serviços (ISS) relacionados às atividades econômicas de tecnologia em cidades como Florianópolis, Joinville, Blumenau, Itajaí, Criciúma e Rio do Sul, que já superam os valores da contribuição arrecadada em outros impostos.
Entre as atividades realizadas pelos Polos Regionais da ACATE estiveram reuniões com candidatos, divulgação de documentos com pautas de reivindicações e articulação de propostas junto a outras instituições que formam as governanças de ecossistemas locais.
A ACATE é representada em todo o estado de Santa Catarina por meio de oito Polos Regionais, são eles: o da Grande Florianópolis; CETUS, no Sul de SC; a BLUSOFT, no Vale Europeu; a DEATEC, no Oeste; o Núcleo de Informática da Associação Empresarial de Rio do Sul (NIAVI/ACIRS), no Alto Vale do Itajaí; o Núcleo de Tecnologia da Informação da Associação Comercial e Industrial de Itajaí (NuTI/ACII), no Litoral Norte e Vale do Itajaí; o ORION, na Serra Catarinense; e a SOFTVILLE, no Norte do estado.
Em caso de 2º turno, nas cidades com mais de 200 mil eleitores, a ACATE e os Polos Regionais irão reiterar as propostas junto aos candidatos.
Confira algumas das ações realizadas pelos Polos Regionais da ACATE:
• Polo Grande Florianópolis: Pauta do setor de TI a candidatos à Prefeitura e Câmara de Florianópolis
• NIAVI/ACIRS: Pauta do setor de TI a candidatos à Prefeitura e Câmara de Rio do Sul
• DEATEC: Entrevista à NDTV sobre reivindicações do setor de tecnologia em Chapecó
• BLUSOFT: Bate-papo entre governanças de Blumenau e candidatos à Prefeitura
• ORION: Pedidos para a nova gestão municipal de Lages
Fonte: ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.