fbpx

FOTOS: Antártida está ficando cada vez mais verde graças ao aquecimento global

Cada vez mais, vegetação da região está perdendo o gelo natural

antartida 3 1536x852 1
Região passou por mudanças nos últimos 60 anos (Imagem: Roland et al., 2024/Nature Geoscience)

Um estudo realizado em conjunto pelas universidades de Exeter e Hertfordshire (Inglaterra) e publicado na Nature Geoscience alerta para um “esverdeamento” da Antártida.

Isso significa que, cada vez mais, a vegetação da região está perdendo o gelo natural, que vem derretendo cada vez mais graças ao aquecimento global. A pesquisa também traz imagens que comprovam a situação (veja mais abaixo).

Antártida está mais verde

  • O estudo aponta que a Antártida vem sofrendo com significativos aumentos em sua temperatura nos últimos 60 anos;
  • As taxas de aquecimento são mais altas na Península Antártica, ocorrendo bem mais rapidamente que o aquecimento médio global;
  • Mesmo com pausa recente no aquecimento relacionado à variabilidade climática de curto prazo, os cientistas esperam que esse aquecimento permaneça na temperatura de 0,34 °C por década até 2100;
  • Projeções dos pesquisadores indicam que a temperatura local permaneça subindo bem acima da média global;
  • Segundo o relatório, a vegetação cobria, em 1986, menos de 1 km² da Península Antártica, atingindo incríveis 13 km² em 2021.
antartida verde 1
Aquecimento global é o responsável (Imagem: Roland et al., 2024/Nature Geoscience)

Vegetação local

Desde 1940, mais de 90% das geleiras da região vêm perdendo massa. Dessa forma, avaliações dos impactos e retornos sobre as mudanças climáticas se concentram na resposta criosférica.

“Embora as mudanças na criosfera sejam críticas para a mudança global do nível do mar, um potencial aumento de três vezes na área livre de gelo na Península Antártica até o final do século também significa que é fundamental entender as mudanças biológicas terrestres para esta região, que já detém a maioria da vegetação terrestre da Antártida.”

Pesquisadores, no estudo

Os cientistas envolvidos com o estudo salientam ser importante abordar questões sobre a vegetação e suas mudanças na Antártida. “A melhoria do clima da Península Antártica, juntamente com a redução associada na cobertura de gelo e neve, pode resultar em homogeneização ecológica em escala regional, reorganização de espécies e comunidades, aumento da produtividade e desenvolvimento do solo”, concluíram.

antartida 2
Expectativa dos cientistas é que temperatura na região continue subindo (Imagem: Roland et al., 2024/Nature Geoscience)
Compartilhe este conteúdo
B0DCF6

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore