Nos dias 25 e 26, uma delegação de 20 empresários do segmento de bares e restaurantes representou o Meio-Oeste catarinense em um evento de destaque. Essa iniciativa foi fruto de uma parceria entre o Sebrae e o recém-fundado núcleo da Abrasel Meio-Oeste, com sede em Caçador
O Coordenador Regional da Abrasel, Junithi Ueda, destacou a importância dessa colaboração, afirmando: “A parceria entre a Abrasel e o Sebrae permitiu que 22 empresários do ramo de alimentação fora do lar da região do Meio-Oeste tivessem uma experiência enriquecedora em Florianópolis, ao participar da FEAL, uma feira especializada no setor gastronômico. Durante o evento, os empresários tiveram a oportunidade de conhecer uma ampla gama de fornecedores, desde equipamentos até matérias-primas, essenciais para a modernização e competitividade de suas empresas.”
Além de participarem da feira, o grupo realizou uma visita técnica ao Paraíso das Ostras, onde puderam observar de perto todo o processo de cultivo, logística, produção e distribuição de ostras. Essa experiência proporcionou uma valiosa visão sobre as oportunidades de inovação e a alta qualidade oferecida no estado.
Outro destaque da viagem foi a participação no Abrasel Summit, um evento de grande relevância para o setor, que reuniu importantes empresários de Santa Catarina. “A troca de conhecimento nesses momentos é intensa e nos conecta a pessoas que, além de terem um posicionamento de destaque, possuem uma grande bagagem de aprendizado para compartilhar”, acrescentou Junithi. O networking promovido por eventos desse porte é, sem dúvida, um dos maiores benefícios do associativismo, fortalecendo redes de contato e gerando oportunidades para o crescimento coletivo.
Como líder da Abrasel Meio-Oeste, Junithi expressa sua satisfação em poder proporcionar experiências como essa aos empresários da região. “Acredito que iniciativas desse tipo são essenciais para que o setor de alimentação fora do lar do Meio-Oeste catarinense continue evoluindo, se destacando no cenário estadual e, futuramente, nacional”, complementa.
“Nossa região é ampla na diversidade de flora apícola, e temos empresas reflorestadoras na região que com suas áreas de reservas legais e Área de Preservação Permanente (APP) contribuem com a produção e apoiam os apicultores para utilizá-las. Então, nessa visita, tivemos conhecimento sobre a importância do associativismo, as necessidades legais, estrutura, maquinário e operação”, complementou.
O secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Caçador, Gustavo Kucher Furlin, destacou a importância das missões técnicas para incentivar o associativismo e promover a colaboração em torno de um objetivo comum. Ele enfatizou que o papel do Poder Público é apoiar iniciativas que melhorem a qualidade de vida, produtividade e rentabilidade do empreendedor rural, orientando-os a trabalharem juntos para obter retorno sobre seus investimentos.
Para Aloísio Salomon, gerente do Sebrae da Regional Meio-Oeste, “O Sebrae frequentemente promove ações de incentivo ao associativismo e à busca por conhecimento, sendo uma delas a organização desta missão técnica. Essas iniciativas fortalecem o associativismo, incentivando os empresários a colaborarem entre si e a unirem forças para superar desafios comuns, além de favorecerem o acesso a novos mercados e oportunidades.”
O evento, realizado em âmbito estadual, contou com palestras que apresentaram cases de sucesso de empresários do setor, além de premiações para os estabelecimentos mais antigos do estado. A FEAL também marcou presença com a Arena Sebrae Alimentos e Bebidas, onde 30 empresários tiveram a oportunidade de participar, de forma gratuita, de uma das principais feiras de food service de Santa Catarina.
Fonte: Assessoria de Imprensa / SEBRAE Joaçaba
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.