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Como uma “cultura de CRM” pode contribuir para vendas mais humanas e eficientes

Construir uma cultura organizacional baseada em CRM é um dos maiores desafios das empresas modernas, afirma Joel Victorian, da Zoho USA, durante evento em Florianópolis
 
Credito Diogo MachadoPortes MidiaLUSCH
Foto: Diogo Machado Portes

A implementação de uma cultura de CRM (Customer Relationship Management) não é apenas uma questão tecnológica, mas um esforço coletivo para transformar a maneira como empresas se relacionam com seus clientes e gerenciam suas vendas. Este foi o tema central da palestra de Joel Victorian, diretor da Zoho USA, que abriu o primeiro dia do CRM Zummit 2024, que ocorre 05 e 06 de dezembro, em Florianópolis/SC. 

Com mais de 12 anos de experiência no setor, Victorian compartilhou sua visão sobre como empresas podem superar os desafios da adoção de CRMs e garantir que essas ferramentas sejam parte integral de suas estratégias de vendas. Para o diretor da Zoho, multinacional indiana que promove o CRM Zummit, um dos principais entraves para o sucesso do CRM nas empresas é a falta de comprometimento da liderança. 

“Se você não acredita no uso do CRM, como espera que seus funcionários adotem a ferramenta? Cultura começa de cima e precisa ser absorvida por todos”, afirmou. Ele destacou que a ausência dessa mentalidade pode transformar um sistema poderoso em apenas mais um software subutilizado.

CRM COMO PONTE ENTRE TECNOLOGIA E CULTURA ORGANIZACIONAL

Joel explicou que um CRM eficiente vai além de armazenar dados; ele funciona como uma ponte entre diferentes departamentos, unificando processos e melhorando a transparência. Victorian também apontou que a adoção dessas ferramentas deve ser tratada como parte da identidade da empresa. “Você precisa agir como se estivesse vendendo o produto para sua própria mãe. Se não acredita nele, não faz sentido oferecê-lo a ninguém”, destacou.

O diretor da Zoho USA também enfatizou a importância de humanizar as vendas e trazer empatia para as interações comerciais, um diferencial que pode ser potencializado pelo CRM. Segundo ele, a ferramenta deve permitir às equipes de vendas entender as necessidades dos clientes, alinhar expectativas e criar experiências memoráveis. Essa abordagem fortalece a fidelidade do cliente e gera um ciclo virtuoso de indicações. “O melhor tipo de lead é uma recomendação. Você só consegue isso com um bom relacionamento e uma cultura que valorize cada interação”, reforçou.

No entanto, ele reconheceu que, para muitas empresas, implementar o CRM pode ser um desafio complexo, principalmente quando ele não é incorporado desde os estágios até o alto escalão. Ainda assim, para pequenas e médias empresas, frequentemente com orçamentos limitados, o CRM se torna uma ferramenta indispensável para ganhar eficiência e reduzir custos.

Fonte: Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

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