Você já deve ter ouvido falar da noite polar. Esse fenômeno ocorre em latitudes extremas do planeta, como nas regiões polares, e cria períodos longos de escuridão durante os meses de inverno.
Segundo o IFLScience, a noite polar mais severa acontece no Polo Norte e dura 179 dias, cerca de seis meses. Vamos descobrir outros países que também passam por esses eventos.
A noite polar é um período de escuridão que dura mais de 24 horas. Ela normalmente acontece nas regiões polares da Terra durante os meses de inverno, devido à inclinação do eixo da Terra em relação à órbita. O resultado é que a luz incide nos polos de forma perpendicular, limitando a iluminação.
Isso não significa que a noite polar dura dias ou meses seguidos incessantemente. Alguns indícios de luz podem aparecer algumas horas do dia (mas são a minoria).
A duração da noite polar varia para cada local extremo da Terra. A mais intensa acontece no Polo Norte, quando o Sol se põe em meados de setembro e só aparece novamente em meados de março, algo em torno de 179 dias (ou seis meses).
Esse é o caso mais extremo, mas outros locais da Terra também enfrentam períodos de noite polar longos:
Fonte: Olhar Digital / Por Vitoria Lopes Gomez
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.