Compartilhamento de experiências municipais para o manejo populacional de cães e gatos. Este foi o principal objetivo do evento Pacto Nacional pelos Animais: Diálogos Municipais sobre Manejo populacional ético de Cães e Gatos, realizado nesta semana em Curitiba, no Paraná
Representando a Diretoria de Bem-Estar Animal Estadual (Dibea Estadual) da Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), esteve a gerente de Controle Populacional de Cães e Gatos, Jerusa Gadotti.
No evento, a gerente apresentou a atuação institucional da pasta e principais iniciativas do Estado, entre elas, o Pet Levado a Sério, o maior programa estadual de castração de cães e gatos do país. “Apresentar as ações de Santa Catarina em um evento nacional é uma oportunidade de compartilhar resultados concretos e inspirar novas políticas públicas. O Pet Levado a Sério é um exemplo de como o trabalho articulado entre Estado e municípios pode gerar impacto real na promoção do bem-estar animal e na saúde pública”, destaca a gerente de Controle de Cães e Gatos da Dibea Estadual, Jerusa Gadotti.
Para o encontro, a Dibea Estadual indicou ainda, alguns municípios do Estado para apresentar os seus cases de programas de controle populacional de cães e gatos por meio da castração, sendo escolhidos os Municípios de Porto Belo e Caçador. “A participação da Dibea Estadual nesse diálogo nacional reforça o compromisso de Santa Catarina com a causa animal. Trabalhamos para fortalecer a gestão pública voltada ao manejo populacional ético e para apoiar os municípios na construção de políticas sustentáveis e humanizadas”, pontua a diretora da Dibea Estadual, Fabrícia Rosa Costa.
A programação contou com palestras, mesas-redondas e trocas de experiências práticas, visando o fortalecimento do diálogo entre municípios e da articulação interinstitucional e reuniu especialistas, gestores públicos, universidades, entidades de proteção animal e parceiros institucionais para debater estratégias adequadas à realidade regional, compartilhar experiências de sucesso e discutir ações conjuntas que promovam bem-estar animal, saúde pública e preservação ambiental.
“O Governo de Santa Catarina, por meio do nosso governador Jorginho Mello, tem priorizado políticas inovadoras e integradas em defesa do bem-estar animal. O protagonismo da equipe da Dibea em eventos como esse mostra que estamos no caminho certo: unindo conhecimento técnico, sensibilidade e gestão eficiente para promover qualidade de vida e equilíbrio ambiental”, acrescenta o secretário da Semae, Emerson Stein.
O seminário foi realizado pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), com apoio do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC), Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Fiocruz e MARS.
A iniciativa integra uma série de encontros regionais voltados ao fortalecimento do Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos (ProPatinhas) e do Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas) e visa mobilizar e capacitar municípios para a construção e implementação de Planos Municipais de Manejo Populacional Ético, promovendo soluções integradas e sustentáveis para o controle populacional de cães e gatos.
Fonte: Por Ascom | SEMAE
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.