Missão ao Canadá avança internacionalização de negócios catarinenses

Vinte empresas de tecnologia participaram do ACATE Global Gateway, que percorreu espaços de inovação do “Vale do Silício canadense”
 
acate canada

A ACATE concluiu, no início de novembro, a missão que levou 20 empresas brasileiras de tecnologia a uma imersão estratégica no ecossistema de inovação de Ontário, conhecido como o “Vale do Silício Canadense”. A edição Canadá do programa ACATE Global Gateway, desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), teve como foco ampliar a presença internacional das empresas catarinenses e aproximá-las de hubs globais de inovação.

Ao longo de duas semanas, a delegação participou de workshops, mentorias, visitas técnicas e apresentação de pitches. A programação envolveu, ainda, interações com investidores, aceleradoras, instituições acadêmicas e especialistas do Conestoga College, da cidade de Kitchener. “Nosso objetivo é aproximar as startups de mercados altamente competitivos e colaborativos, criando pontes que acelerem o processo de internacionalização. O Canadá oferece um ambiente propício para validar soluções, acessar novas redes e identificar oportunidades reais de expansão”, afirma Henrique Bilbao, vice-presidente de Internacionalização da ACATE.

Além de promover conexões com atores-chave do ecossistema canadense, a iniciativa permitiu que as empresas participantes avaliassem a aderência de seus modelos de negócio ao mercado local e mapeassem oportunidades. Para Davi Pizelman Rost, CEO da edtech Stift, integrar o Global Gateway foi importante para validar sua proposta de valor no Canadá e compreender se os desafios enfrentados pelas instituições de ensino locais se conectam ao problema resolvido pela solução da startup no Brasil. “Além disso, consideramos a possibilidade de reduzir a sazonalidade do ciclo de vendas, já que o calendário educacional canadense é inverso ao brasileiro, além de operar em uma economia que utiliza uma moeda mais valorizada que o Real”, conta.

Segundo Rost, os primeiros resultados já começam a aparecer: a empresa abriu conversas com nove instituições privadas de ensino canadenses, que iniciaram diálogos para potenciais parcerias. “Ainda é cedo para falar em contratos, mas portas importantes foram abertas”, avalia.

Com a missão Global Gateway ao Canadá, a ACATE reforça a estratégia de posicionar Santa Catarina entre os ecossistemas de inovação mais conectados globalmente e de ampliar o alcance das empresas catarinenses de tecnologia.  Ao longo de cinco meses, o programa ofereceu orientação estratégica, mentorias especializadas e oportunidades de networking e negócios, e se encerrará com a consolidação de um plano de internacionalização feito com apoio técnico da equipe organizadora.

Fonte: ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia

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