A primeira edição do Gov Experience, evento dedicado à inovação para o setor público, promoveu um dia de networking e conteúdos para mais de 80 autoridades e altas lideranças de instituições públicas e empresas estatais. A programação tratou sobre temáticas como a colaboração entre startups e órgãos, transformação digital, cibersegurança, governança e formas de contratação de soluções tecnológicas.
O encontro foi realizado pelo programa de inovação aberta LinkLab da ACATE, nesta quinta-feira (27), no CIA Passeio Sapiens, em Florianópolis. A agenda de palestras e painéis teve início pela manhã, com a participação do Presidente da ACATE, Diego Ramos, e o Secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de Santa Catarina, Edgard Usuy. Ambos destacaram a relevância dos debates propostos pelo evento sobre a modernização dos serviços públicos.
Diego Ramos ressaltou os impactos da inteligência artificial (IA). “As pessoas vão entender cada vez mais que a tecnologia, além de ser acessível, vai servir como copiloto para contextualizar as nossas inteligências. Todos nós, talvez, estejamos diante do maior desafio profissional de nossas carreiras, pois seremos protagonistas dessa grande transformação. No final do dia, todos trabalhamos para entregar resultados e, no caso do setor público, busca-se entregar melhores serviços e qualidade de vida para os cidadãos. Vejo a IA de forma otimista, em razão das oportunidades que ela pode nos proporcionar”.
Usuy complementou sobre práticas inovadoras para o futuro do setor público. “A inovação é entendermos o que precisamos para melhorar a vida das pessoas. A tecnologia é ferramenta, é o caminho que vai nos ajudar a aplicar isso. É preciso gerar conhecimento, pensar em conjunto sobre o que nós, enquanto poder público, temos e devemos fazer para entregar o melhor”.
O palco do evento recebeu 16 painelistas e palestrantes, entre eles referências como: Thiago Marques, Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU); Felipe Cardoso, Gerente de Inovação da CEMIG; gestores dos laboratórios de inovação dos cinco órgãos públicos catarinenses integrantes da Rede Inovagov SC; entre outros especialistas e lideranças que compartilharam experiências e aprendizados.
Para transformar realidades no setor, o Auditor do TCU orientou que instituições públicas devem co-criar soluções com parceiros. “Colaboração não é trazer mais gente. É saber quem chamar para colaborar, quando chamar e em que nível essa pessoa vai agregar. Fazer essa dosagem é fundamental para qualquer projeto de inovação”.
Outra recomendação para a inovação e transformação nos serviços públicos foi feita por Denise Bendo, Assessora de Projetos do Badesc. Ela destacou que a governança é essencial para conquistar resultados, por exemplo, colocando em prática atividades como:
– Definição de processos, padrões e documentos;
– Linguagem simples;
– Análise de indicadores de projetos e portfólios, com visualização de dados e geração de insights a partir de ferramentas e técnicas de Business Intelligence (BI);
– Comprometimento dos envolvidos, além de aculturamento e conscientização;
– Transparência e divulgação de informações.
A estruturação e a implementação de práticas inovadoras no setor público do Estado em SC, através da Rede Inovagov SC, tem o apoio do programa LinkLab – que auxilia alguns órgãos na identificação de desafios da gestão pública e na busca por soluções no mercado para contratação. Em painel, as lideranças dos laboratórios InovaLabSC (Governo de SC), iMPulsoLab (MPSC), JudLab (PJSC), Lince (TCE/SC) e Lumina (ALESC) detalharam o processo de desenvolvimento da iniciativa de governança pública colaborativa pioneira no Brasil e que já obteve reconhecimentos.
O Diretor Executivo da ACATE, Gabriel Sant’Ana, também palestrou no evento, abordando como o ecossistema de tecnologia é capaz de impulsionar a jornada de inovação de órgãos públicos. “O governo entende a dor pública, enquanto o ecossistema deseja e tem as competências para oferecer a melhor solução técnica”.
Painéis desta edição do Gov Experience aproximaram as instituições públicas a empresas de tecnologia, entre elas participantes de outro programa da ACATE, a Vertical Security Tech – grupo que reúne cerca de 60 negócios com expertise em segurança, abrangendo o segmento público entre suas vertentes de atuação.
O diretor da Vertical, Fabio Brodbeck, e os CEOs Cassio Brodbeck, da Ostec, Lourenço Tosetto, da Conformitá e Felipe Meirelles, da OfferTech, compartilharam estratégias para proteção contra ataques cibernéticos que atingem instituições públicas. O desafio é crescente, pois mais de 14 mil notificações de segurança digital ao Governo Federal foram registradas até outubro deste ano pelo CTIR Gov (Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo), de acordo com levantamento do Jota
Uma das estratégias de prevenção debatidas é a utilização da IA, por exemplo, com soluções que combatam ameaças complexas de forma rápida e que atuem contra tentativas de fraude em larga escala.
Em palestra sobre a jornada de transformação no setor público, Paloma Zimmer, Head de Growth Marketing da Softplan, complementou sobre tema: “Quando pensamos em governo digital, a segurança tem que ser o primeiro passo”.
O Gov Experience, organizado pelo LinkLab GOV, também contou com o patrocínio da Softplan, da Teltec Solutions, Grupo Vibe e do International Tech Hub, e apoio do SEBRAE. A iniciativa teve parceria das instituições públicas Celesc, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), Governo de Santa Catarina, TCE/SC e do PJSC.
Fonte: ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.