Descoberto em julho, o cometa interestelar 3I/ATLAS ganhou rapidamente destaque na mídia e na comunidade científica. Terceiro objeto vindo de fora do Sistema Solar já observado por aqui, ele atinge a menor distância da Terra nesta sexta-feira (19), à medida que se afasta da zona de influência do Sol.
E quem quiser pode assistir a esse “encontro” de onde estiver pela internet. Antes de saber como, vamos recapitular a saga do 3I/ATLAS:
Segundo a NASA, o horário da aproximação máxima é 3h02 da manhã (pelo horário de Brasília), quando o 3I/ATLAS vai estar a cerca de 270 milhões de quilômetros do planeta. No entanto, a uma distância tão longa, qualquer objeto se mantém praticamente estável no decorrer das 24 horas do dia.
“Esse horário da máxima aproximação é difícil mesmo de determinar, porque, geralmente, essa distância varia muito pouco ao longo do dia – a não ser que o objeto passe mais próximo realmente da Terra”, explica Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) e colunista do Olhar Digital.
Atualmente, o cometa tem magnitude de 11.0, brilho insuficiente para ser visto a olho nu e acessível apenas com telescópios de médio porte, a partir de 150 mm). Quem não dispõe desse tipo de equipamento pode contar com as transmissões online de observatórios e astrônomos amadores, que devem mostrar em tempo real o avanço do objeto.
Um dos astrônomos ao redor do mundo que estão empenhados em estudar o objeto é Gianluca Masi, fundador e responsável pelo Projeto Telescópio Virtual, do Observatório Bellatrix, em Manciano, na Itália, que programou uma transmissão ao vivo do 3I/ATLAS no YouTube, para começar à 1h da manhã.
Fonte: Olhar Digital / Flavia Correia
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.