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Audaces tem novo CEO e anuncia R$ 1 bilhão em investimentos até 2030 com foco em expansão global

Empresa fundada em Florianópolis há mais de 30 anos, que tem 20 mil clientes em mais de 70 países, quer liderar transformação digital no setor de tecnologia para indústrias têxtil, de moda e confecção

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Cofundador e ex-CEO Claudio Grando (terceiro à esquerda) passa liderança executiva ao então VP de Vendas e Marketing Matheus Diogo Fagundes (à direita). / Foto: Divulgação

Audaces, especialista em tecnologias para as indústrias têxtil, de moda e confecção com sede em Florianópolis (SC), anunciou nesta quarta mudanças significativas em sua liderança e um plano ousado para acelerar sua expansão internacional. A empresa, fundada há cerca de três décadas na capital catarinense, conta com mais de 20 mil clientes em mais de 70 países e pretende investir cerca de R$ 1 bilhão até 2030 para ser referência mundial em multiplataforma para criação, produção e vendas.

A companhia tem como foco conquistar 70% do market share global como criadora e desenvolvedora de soluções inteligentes e autônomas para a indústria 4.0 na moda. Os investimentos serão direcionados a áreas como P&D, marketing, novos canais, RH e expansão de market share.

O novo momento começa com uma transição importante de liderança. Co-fundador da Audaces e à frente da gestão da empresa na última década, Claudio Roberto Grando deixa a cadeira de CEO para assumir a presidência do Conselho Administrativo junto com os demais sócios da companhia. Em seu lugar, assume como CEO da Audaces nas Américas o executivo Matheus Diogo Fagundes, que vinha sendo preparado para a sucessão enquanto era vice-presidente de Vendas e Marketing.

Com crescimento médio de 30% ao ano, a empresa sediada em Florianópolis e Palhoça (SC), e em Rovereto (Trento, Itália), projeta duplicar seu faturamento ano após ano até 2030. No período, a intenção é alcançar uma participação de receita distribuída de 60% dos negócios provenientes das Américas e 40% originados na Europa e Ásia. Após 2030, a perspectiva é de inverter essa ordem de posição progressivamente, com auxílio da expansão do modelo de franquias e distribuidores internacionais e aquisição de novos negócios.

A transição começou a ser estruturada há cinco anos, quando os sócios entenderam que deveriam fortalecer as gestões do conselho e da empresa para perpetuar o legado da Audaces e garantir seu crescimento futuro de forma sustentável. Segundo Grando, a sucessão “é uma oportunidade para que novos líderes se concentrem na execução da estratégia de crescimento, enquanto o conselho ganha reforço para criar novos direcionamentos e objetivos de longo prazo”.

Com 20 anos de experiência em moda e tecnologia com negócios em mais de 30 países, Matheus Diogo Fagundes terá a companhia de Ricardo Cunha, fundador e CTO da Audaces, e de Magner Steffens, CEO da Audaces para os mercados da Ásia, África e Europa, para apoiar nas decisões executivas da empresa.

“Em 32 anos, a empresa ganhou relevância por meio de inovação constante, diversificação de portfólio, aumento das vendas e reconhecimento de marca. Estou entusiasmado em apoiar o desenvolvimento de líderes globais, manter o legado dos valores da empresa e continuar o forte crescimento dos últimos anos”, afirma o novo CEO.

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Novo CEO para as Américas, Matheus Fagundes estará à frente do plano de investimentos, expansão e novos produtos da Audaces. / Foto: Divulgação

Para expandir os negócios e promover o sucesso do cliente por meio de serviços confiáveis, a Audaces planeja alavancar investimentos em P&D e desenvolver e entregar novas soluções, como o lançamento de sistemas embarcados com tecnologia de Inteligência Artificial (IA); plataformas imersivas e de realidade virtual para criação e aprovação digital de peças de vestuário; software de gestão integrado de desenvolvimento de produtos “end to end”; e multiplataforma conectada com sistemas para gestão, criação, desenvolvimento, produção e venda. A companhia também espera fortalecer o projeto “AudacesLab”, focado na aceleração de novos negócios.

Hoje, a cartela de clientes da Audaces reúne empresas e estilistas de impacto, como Patrícia Bonaldi, Grupo Somma (Animale, Farm, Maria Filó), Morena Rosa Group (Morena Roda, Iódice, Morena Rosa Beach), Fakini, LATAM (Cia aérea), Rede Globo, Renner, Mormaii, Água de Coco, Dimy e C&A.

DO SETOR MOVELEIRO PARA A INDÚSTRIA FASHION

A Audaces nasceu em 1992 quando os empreendedores Claudio Grando e Ricardo Cunha ainda eram graduandos do curso de Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Na época, eles já tinham como propósito buscar uma maneira inovadora de aplicar o conhecimento adquirido na faculdade e que pudesse transformar vidas e empresas.

O primeiro passo foi criar do zero um software para otimizar corte de chapas de madeira voltado à indústria moveleira. Dali em diante, os sócios perceberam que havia grande similaridade nos desafios enfrentados pelo setor moveleiro com o setor de confecções de moda. Assim, nasceu a primeira solução fácil e intuitiva para a indústria fashion no Brasil e no mundo que, com o tempo, ganhou a companhia de tecnologias certificadas pela indústria 4.0 e que são fáceis de aprender, usar e manter, acelerando as etapas de criação, design, produção e vendas no mercado da moda.

“Mais de 60 mil profissionais têxteis e da moda utilizam nossas soluções diariamente. O segredo do nosso sucesso é que somos parceiros e facilitadores: sabemos que cada cliente tem um desafio e por isso oferecemos soluções que se adaptam a necessidade de cada um deles”, sinaliza Matheus Fagundes.

Fonte: Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa 

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