fbpx

Banda dos Tirolenses estreia Sommer Konzerte 2024 com espetáculo musical em Treze Tílias

Evento abriu série de concertos de verão, integrando a programação oficial de Treze Tílias, trazendo a musicalidade original dos alpes para o interior catarinense

03730f19-5162-4409-b334-8041260aab2f

O sentimentalismo musical e a devoção pela cultura austríaca, ganhou asas e vou pelo ar feito águia, em forma de notas musicais. A poética apresentação da Banda dos Tiroleses de Treze Tílias, inspirou um fim de semana musical no Tirol brasileiro, cumprindo a tradição dos concertos de verão.

O grupo subiu ao palco da Concha Acústica no último sábado (27), reverenciando a tradição e o encantamento de uma musicalidade sui gêneris, que perpassa gerações.

O evento que integra o Sommer Konzerte 2024, que são os concertos de verão, representa a manutenção das tradições trazidas pelos antepassados chegados ao Brasil da região do Tirol, na década de 1930.

Conhecidos como os concertos de verão, na tradução literal, o evento integra uma série de quatro apresentações anuais, que seguem até o mês de março.

O próximo concerto acontece no dia 10 de fevereiro, na Bildhauerkonzerte (concertos de escultura), que integra Semana da Escultura de Treze Tílias.

No dia 24 de fevereiro, ocorre a terceira apresentação, prenunciando o concerto final está agendado para o dia 09 de março.

As apresentações iniciam às 20h.15min, com entrada livre e comercialização de bebidas e alimentação no local.

O grupo fundado em setembro de 1933, a bordo de um navio que havia partido da Áustria em direção ao Brasil, fez a sua primeira apresentação na Ilha das Flores – Rio de Janeiro/RJ para o Embaixador da Áustria no Brasil, Dr. Anton Retschek.

Ao longo de décadas, a Banda dos Tiroleses conquistou grande prestígio, recebendo inúmeras comendas, contando ainda com a regência de valorosos maestros, incluindo artistas internacionais. Atualmente o grupo conta atualmente com 52 músicos, mantendo suas atividades ininterruptas desde a sua fundação, apresentando-se nos diversos tipos de eventos da comunidade de Treze Tílias e região, bem como em diversos estados brasileiros e no exterior!

Conheça a trajetória oficial da Banda dos Tiroleses:

Em setembro de 1933, um grupo oitenta e cinco emigrantes saiu da Áustria e partiu para Gênova – Itália, de onde o navio Principessa Maria os levaria para o Brasil.

Como era de costume na Áustria, muitas pessoas participavam das bandas locais e no primeiro grupo de emigração alguns músicos formaram ainda durante a viagem a “Musikkapelle Dreizehnlinden”.

O grupo organizou ensaios no navio e fez a sua primeira apresentação na Ilha das Flores – Rio de Janeiro/RJ para o Embaixador da Áustria no Brasil, Dr. Anton Retschek.

No dia 13 de outubro, esses primeiros imigrantes chegaram ao local que seria no futuro a cidade de Treze Tílias. Aos poucos a banda foi incrementada, à medida que grupos de austríacos chegavam na colônia.

Logo que a banda foi formada, o músico Johann Mitterer, um dos grandes incentivadores para a formação do grupo, foi escolhido para ser o primeiro maestro, permanecendo no posto até o ano de 1934, quando chegou na colônia o engenheiro e músico Johann Völgefy que assumiu os trabalhos.

Völgefy ficou na colônia até o ano de 1938 e durante esse período deu aulas de regência e passou diversos ensinamentos para que o clarinetista Gabriel Hausberger assumisse o posto de maestro da banda após o seu retorno para a Áustria.

Hausberger, carinhosamente conhecido como “Goval”, foi o responsável pela banda por 43 anos. Durante esse período, Hausberger ensinou a música a mais de 250 crianças, além de compor músicas e arranjos em uma época em que o acesso a partituras era difícil.

Em 1980, Gabriel Hausberger recebeu a Medalha Carlos Gomes pelos seus serviços prestados pela cultura através da Banda e Corais e no ano seguinte, aos 73 anos, passou a batuta para o maestro Bernardo Moser.

O maestro Bernardo Moser formou-se em 1970 na Faculdade de Educação Musical do Paraná – FEMP e na época passou a residir em Curitiba. Em 1981 fez um estágio de 04 meses na Áustria e voltou para Treze Tílias, para assumir a banda. o maestro Bernardo Moser permaneceu por 35 anos a frente da banda, encerrou suas atividades com maestro titular até maio e recebeu e recebeu o título de Mastro de Honra da entidade.

Entre os anos de 1999 e 2007 a banda recebeu um aprimoramento musical através de treinamentos ministrados pelo maestro e compositor Adi Rinner, qual também foi nomeado Maestro de Honra, por seus serviços prestados banda

A partir de 2012, a Banda dos Tiroleses passou a oferecer aulas regulares de música para iniciantes e para os músicos do grupo com o professor e maestro Markus Astner (vindo da Áustria).

Em 2013 a Banda dos Tiroleses fez pela primeira vez uma turnê pela Áustria, fazendo apresentações nas cidades de Matrei am Brenner, Oberau – Wildschönau, Hippach – Zillertal, Oberndorf – Kitzbühel, Wiesing, Rattenberg e Terfens.

Em 2016 o Maestro Markus Astner assumiu oficialmente a regência da Banda dos Tiroleses, permanecendo no posto até março de 2023, momento em que precisou retornar à Áustria para tratar de assuntos familiares. Markus Astner também passou a ser Maestro de Honra da banda.

Com a saída de Markus Astner, o músico Roberto Luiz da Maia assumiu a regência da banda

A Banda dos Tiroleses conta atualmente com 52 músicos. Mantém suas atividades ininterruptas desde a sua fundação, apresentando-se nos diversos tipos de eventos da comunidade de Treze Tílias e região, bem como em diversos estados brasileiros e no exterior.

Atualmente a Banda dos Tiroleses possui também uma Banda juvenil, denominada “Banda Dorfmusik” (com 30 jovens e adultos músicos em formação)

O Município de Treze Tílias tem sua cultura musical reconhecida no Brasil inteiro e até mesmo fora do país, especialmente pelos traços herdados da Áustria, de onde vieram os primeiros imigrantes. Até os dias de hoje, as famílias preservam atividades culturais como dança, artesanato, costumes e a música.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Treze Tílias

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore