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Clássico Dodge Charger Daytona elétrico finalmente chegou ao mercado e promete velocidade, potência e barulho

(Foto: Stellantis/Divulgação)

Dodge tem um dos muscle cars mais famosos do mercado, o Charger Daytona, e anunciou há cerca de dois anos que produziria uma versão elétrica do modelo. Se uma grande preocupação dos fãs de carros de corrida era a ausência do rugido do motor (já que os elétricos não funcionam da mesma forma), a marca deu conta de fazer as adaptações. O modelo foi lançado esta semana e, além de um motor potente e velocidade, garante o barulho típico da versão clássica.

Dodge Charger Daytona elétrico

Há cerca de três anos, o CEO da Dodge, Tim Kuniskis, disse que a marca pararia de produzir muscle cars movidos a gasolina, como o Charger e o Challenger. No lugar, introduziria suas versões elétricas.

Para aqueles que não estão dispostos a se despedir dos tradicionais carros a gasolina, a marca fez adaptações, mas deixou claro alguns pontos. O CEO esclareceu que o Charger elétrico não foi feito para rodar longas distâncias e sim entregar desempenho. Modelos futuros, como o planejado Banshee, deverão suprir essa demanda.

O modelo saiu do papel e fez sua estreia oficial na terça-feira (05), com as primeiras entregas previstas ainda para este ano.

Dodges elétricos (Foto: Stellantis/Divulgação)

Versões e especificações do modelo

AO Dodge Charger Daytona elétrico virá em duas versões, R/T e Scat Pack. A versão R/T tem 456 cavalos de potência, 542 nm de torque e pode chegar a 96 km/h em 4,7 segundos. O alcance é de 510 km/h.

O Scat Pack será ainda mais potente, com 630 cavalos, 850 nm de torque e podendo a chegar a 96 km/h em 3,3 segundos. No entanto, a energia extra terá um preço e o alcance diminui: só poderá percorrer cerca de 418 km antes de precisar recarregar.

Veja mais detalhes:

  • O Charger elétrico será produzido na plataforma STLA Large, usada na construção de SUVs e veículos maiores;
  • A bateria de ambos terá 93,9 kWh. Segundo o The Verge, isso o posiciona na mesma categoria do Cadillac Lyriq e do BMW i7;
  • O sistema de propulsão de 400 V permitirá carregamento rápido para as duas variantes, podendo carregar de 5 a 80% em 52,4 minutos em uma conexão de 175 kW. Em um carregador mais potente, de 350 kW, a velocidade cai para 32,5 minutos;
  • As duas versões virão com opções de atualizações extra, podendo aumentar a potência do R/T em 40 cavalos e de 80 cavalos para o Scat Pack;
  • Ainda, a versão Scat Pack virá com diversas opções de direção para melhor se adequar ao estilo do condutor e à pista. Dois modos também serão oferecidos de forma adicional, o Track, para desempenho máximo em pistas lisas e secas, e o Drag, para uso em pista fechada e aceleração em linhas retas.
(Foto: Stellantis/Divulgação)

Um dos principais diferenciais do Dodge elétrico será o ronco do motor. Mesmo que os modelos elétricos não façam isso (e a adição do ruído possa parecer polêmico), o Charger Daytona emitirá um zumbido baixo para alertar as pessoas na estrada e, quando a velocidade aumentar, um ronco falso.

Para alguns clientes, o carro ainda virá com escapamento falso.

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