De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a previsão é de chuvas para a maior parte do país nos próximos dias. Algumas áreas da região Sul do país devem ser as mais afetadas. Uma ciclone que atingiu o Rio Grande do Sul durante a semana também pode causar estragos no resto da região e no Sudeste.
As fortes chuvas na região Sul são em decorrência da baixa pressão atmosférica, favorecendo a alta umidade e o calor. Essas condições potencializam áreas de instabilidade entre a Argentina e o Uruguai que seguem para a região sul do Brasil.
As tempestades perdem força já na quinta-feira (18), quando a baixa pressão atmosférica segue pro mar. No entanto, regiões de Santa Catarina e Paraná seguem com clima instável.
Um ciclone atingiu o Rio Grande do Sul na última terça-feira (16) e deixou mais de 500 mil pessoas sem energia. Agora, o estado se prepara para mais frente fria, que deve agravar a situação na região.
A meteorologista do Inmet Andrea Ramos explicou ao jornal O Globo que o ciclone deve favorecer mais chuvas: “O ciclone pode também ser chamado de centro de baixa pressão e tem uma tendência de formar uma frente fria. Com isso, pode proporcionar chuvas e tempo severo nessas áreas. O ciclone facilita a formação de cavados, que geram áreas de instabilidade e podem manter chuvas em São Paulo, Rio de Janeiro e sul e centro de Minas, principalmente no final de semana”.
No restante do país, o Inmet também divulgou a previsão do tempo até segunda-feira, 22, é provável que chova em boa parte do Brasil.
Fonte: Olhar Digital / Por Mateus Dias, editado por Lucas Soares
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.