fbpx

Cometa mais brilhante do ano, Nishimura pode ser visto já neste fim de semana

Cometa mais brilhante do ano, Nishimura pode ser visto já neste fim de semana
(Imagem: Nazarii_Neshcherenskyi/Shutterstock)

O surpreendente cometa Nishimura, descoberto em agosto, pode ficar visível a olho nu já neste fim de semana, sendo possivelmente o mais brilhante do ano.

  • O C/2023 P1 Nishimura foi descoberto em 11 de agosto;
  • Recebeu o nome em homenagem ao seu descobridor: o astrônomo amador japonês Hideo Nishimura;
  • Cometas descobertos tão próximos da Terra é algo raro

A história desse cometa já é curiosa desde sua descoberta. O Nishimura passou despercebido por grandes observatórios do mundo inteiro e foi se aproximando escondido pelo brilho do Sol. O astrônomo amador japonês que fez o registro do astro estava usando uma câmera fotográfica convencional.

De acordo com o astrônomo Marcelo Zurita, apesar de ter parecido inicialmente fraco nas lentes da câmera de Nishimura, “esse brilho é excepcionalmente alto para cometas recém descobertos, que nos grandes telescópios já são observados mesmo quando estão muito distantes e apresentando um brilho muito mais tênue que este”.

Rota do cometa Nishimura (Imagem: Skywalk)

Como observar o cometa Nishimura?

Já a partir desta sexta-feira (8), o cometa deve começar a se aproximar da Terra, chegando a magnitude 4,6, que pode permitir a visualização, embora sejam necessárias condições extremamente ideais.

Em 17 de setembro, o C/2023 P1 atingirá seu ponto mais próximo do Sol, chamado periélio. Estará realmente próximo da nossa estrela, a uma distância de cerca de 0,23 AU dela. Naquele momento, o cometa Nishimura pode ser tão brilhante quanto a magnitude 3,2, que é visível a olho nu. O cometa estará localizado a apenas cerca de 12° do Sol no céu, então não vai sobrar muito tempo para observá-lo, já que o brilho da estrela pode ofuscar o cometa.

Para encontrar o cometa na sua região e saber a posição exata dele, use os aplicativos de observação de estrelas, Star Walk 2 (baixe em App StoreGoogle Play) ou Sky Tonight (App StoreGoogle PlayAppGallery).

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore