Você já deve ter visto placas indicando para recolher o lixo após o passeio, principalmente em locais próximos à natureza. Uma situação nos Estados Unidos exemplificou o que acontece quando o aviso é desobedecido: um pacote de Cheetos deixado nas profundezas das Cavernas de Carlsbad pode ter tido um impacto significativo no ecossistema.
O local é remoto e considerado um ambiente vulnerável. Os agentes responsáveis tiveram que agir rapidamente para evitar danos maiores.
Um visitante das Cavernas de Carlsbad, parque nacional no Estado do Novo México (EUA), deixou para trás um saco de Cheetos em ala chamada Big Room, a maior câmara de caverna em volume da América do Norte. Leva cerca de uma hora de caminhada subterrânea para chegar lá.
Como o ambiente é úmido e o saco ainda continha salgadinhos, criou-se o ambiente perfeito para atrair micróbios, fungos e insetos. Em publicação no Facebook, o Serviço Nacional de Parques (NPS, na sigla em inglês) emitiu alerta severo para a poluição dentro da caverna e explicou o que aconteceu:
“O milho processado, amolecido pela umidade da caverna, formou o ambiente perfeito para hospedar vida microbiana e fungos. Grilos, ácaros, aranhas e moscas da caverna logo se organizam em teia alimentar temporária, dispersando os nutrientes para a caverna e formações ao redor. Os fungos se espalham mais alto nas superfícies próximas, frutificam, morrem e fedem. E o ciclo continua.”
Serviço Nacional de Parques, em publicação no Facebook
O serviço ainda acrescentou que, apesar do saco plástico com comida parecer trivial na perspectiva humana, pode mudar a vida na caverna.
Cavernas são consideradas ambientes vulneráveis. Como elas estão isoladas do mundo exterior, abrigam uma variedade de organismos que estão adaptados àquele ambiente – e são sensíveis a fatores externos (como o Cheetos). Um simples erro poderia ter perturbado o equilíbrio do ecossistema inteiro.
No caso das Cavernas de Carlsbad, agentes florestais passaram 20 minutos removendo o lixo cuidadosamente, bem como o mofo que se instalou na superfície do local. A intenção era não deixar nenhum impacto do salgadinho por lá.
O IFLScience lembrou de outro caso em que o ecossistema de caverna foi alterado por conta da ação humana:
Fonte: Olhar Digital / Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Rodrigo Mozelli zi
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.