fbpx

Conhecimento e inspiração para mais de 900 pessoas na 7ª edição do evento "20 Minutos"

O Núcleo de Jovens Empresários (NJE) da Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) promoveu a 7ª edição do “20 Minutos”. A iniciativa ocorreu na noite de quinta-feira (15), no Complexo Tabajara, Chapecó (SC). Christian Barbosa, Denner Lippert, Paulo de Souza e Bia Martins trouxeram experiências de vida e do mundo empresarial que emocionaram, captaram a atenção e provocaram mudanças de hábitos dos participantes

45
O Núcleo de Jovens Empresários (NJE) da Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) promoveu a 7ª edição do "20 Minutos". (Hito Filmes).

“Cientista do Marketing” é nome de livro e é assim que Dener Lippert vê o que faz: como uma ciência. “O profissional do marketing e o empresário, muitas vezes, têm dificuldades em se entender. Isso acontece porque empreendedor está focado no retorno de cada investimento, enquanto o ‘marqueteiro’, apesar de querer entregar esse retorno, frequentemente enfrenta desafios ao explicar os resultados de maneira clara,” salientou.

“A pergunta central é: existe uma fórmula para controlar o marketing e crescer consistentemente? Sim, existe. A partir da compreensão que de um modo que quando você entende, muda a forma como você gere o seu negócio.” O método V4, constituído por quatro pilares – que são o tráfego, o engajamento, a conversão e a retenção – foi a forma que Lippert encontrou de gerar equilíbrio entre o que o empresário precisa e o que o marketing deve fazer para gerar resultados, mensurando o retorno ao cliente.

Seguindo a dinâmica do evento, ao finalizar um duplo 20 minutos, inicia outros 20 minutos. “O segredo está em acreditar que as coisas podem acontecer e, principalmente, em deixar de lado o vitimismo e assumir a responsabilidade pelo nosso papel como empresários e cidadãos. Precisamos entender que o caminho nunca foi fácil e não será, mas é possível,” realçou Paulo de Souza. A voz de 62 anos balbuciou emocionada ao lembrar da jornada as quase mil pessoas presentes no evento. 

“É preciso aceitar a realidade do mercado e aprender a jogar com as regras que ele impõe,” enfatizou o empresário ao destacar que sua empresa de colchões foi destruída por um incêndio e logo após a reconstrução a pandemia exigiu uma mudança no padrão da operação. Além disso, Paulo fomentou a importância de não ser refém da própria empresa. “Quando eu chego em casa me desligo do que aconteceu durante o trabalho e nos negócios, quero aproveitar a minha família e a vida.”

Nos 20 minutos seguintes subiu ao palco Bia Martins. Aos seis anos de idade, dentro do carro com o pai, a empresária não pôde compreender como haviam crianças diferentes dela, ou seja, em vulnerabilidade social. “Descobri o valor de um propósito verdadeiro. Colocar as pessoas em primeiro lugar gera mais resultados, tanto em lucro quanto em impacto, seja para a marca, para o time ou para a sociedade. O foco não está na quantidade, mas na essência e na verdade. Hoje vivemos em uma geração que deseja sentido no que faz,” ressaltou.

Bia evidenciou, também, a relevância do autocuidado. “No auge da minha carreira quase perdi meu pai, meu melhor amigo, e entrei em depressão. Nada mais importava e precisei me reencontrar. Isso me ensinou que não se trata apenas de conquistas, mas do impacto que geramos na vida das pessoas. Além disso, trabalho com jovens e vejo o quanto essa geração é incrível, mas também está doente, com níveis alarmantes de ansiedade, depressão e burnout.”

Filho de publicitário, Christian Barbosaquando criança desejava ter uma empresa cheia de computadores. Foi um dos profissionais mais jovens certificados da Microsoft. “Fundei uma fábrica de software aos 15 anos de idade, aos 18 já tínhamos 300 pessoas na equipe.” Com o crescimento da empresa de forma acelerada, ele não conseguia dar continuidade na universidade, essa a má gestão do tempo e uma gastrite grave o motivou às mudanças.

“Planeje o dia com antecedência, algo que nem todo mundo faz. Por exemplo, ao organizar as tarefas com dois ou três dias de antecedência, você ganha mais controle e liberdade. Esse planejamento antecipado permite uma gestão melhor do tempo, pois parece que estamos sempre correndo,” frisou Barbosa.   

46
Quase mil pessoas prestigiaram as quatro palestras. (Débora Sberse/MB Comunicação).

CONTRIBUIÇÕES

Para o presidente da ACIC, Helon Rebelatto, o “20 Minutos” inspira os empreendedores. “Aqui renovamos ideias e estratégias que podem ser aplicadas diretamente nos negócios. Desde a criação, o evento se diferencia por oferecer temas de alto valor em um curto espaço de tempo, focando no que realmente importa para o conhecimento empresarial.” Ainda salientou que além dos palestrantes de renome nacional, a iniciativa traz talentos locais, o que mostra a qualidade que há na região.

De acordo com o coordenador do NJE, Alex Kreuz, o “20 Minutos” é o maior evento de empreendedorismo organizado por um núcleo de jovens empresários. “Temos uma grande responsabilidade e representatividade em fomentar a cultura empreendedora. Além disso, ele é fundamental para gerar recursos para o Núcleo, nos permitindo realizar outras iniciativas, como as ações sociais.”

A coordenadora do evento e nucleada do NJE, Amanda Akimoto, apontou que o evento buscou equilibrar a parte técnica do empreendedorismo com a dimensão humana, proporcionando uma experiência completa para os participantes. “Todo o trabalho de meses ganha vida diante dos nossos olhos, e é realmente incrível poder entregar algo tão significativo para a comunidade de Chapecó. Além disso, é ótimo ver grandes patrocinadores e empresas importantes participando do evento, o que contribui para sua relevância e prestígio”, finalizou.

Fonte: Andréia Cristina Oliveira / Assessoria de Comunicação / Secretaria de Estado da Agricultura

Compartilhe este conteúdo
B0DCF6

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore