Muito provavelmente, você já ouviu falar sobre cultura empresarial.
Consultores, treinadores, palestrantes e até livros falam sobre essa “celebridade”: a Cultura Empresarial. E sobre Código de Cultura Empresarial, já ouviu falar? Sua empresa tem? Vivencia? Contrata e demite em função dele? Adverte e cobra resultados baseados nele? Você sabe exatamente o que significa uma cultura empresarial e como se constrói um código de cultura? Como se vive e se propaga tudo isso dentro de uma empresa? E por que se fala em cultura intencional e não intencional?
Cultura é um modo de viver e se relacionar dentro de um ambiente, uma comunidade, um círculo fechado, que, no caso aqui, é a empresa.
A estruturação e a implantação de uma cultura em um ambiente começam pela forma como as pessoas vivem e se comportam, agem e reagem, solucionam problemas e lidam com feedbacks.
Em sua casa tem brigas ou vivem em paz? Todos comem no mesmo horário, sentados à mesa, ou cada um come quando tem fome? Se reúnem, se abraçam, se beijam ou nem se olham? Conversam ou gritam uns com os outros?
A forma como vivem é a cultura e normalmente é implantada de forma não intencional, cada um seguindo a vida do jeito que sempre fez e os novos membros vão nascendo e se adaptando.
Agora vamos para a empresa: se todos que chegam vão se adaptando a ser do jeito que os outros são e agir da forma que todos agem, porque “aqui sempre foi assim”, é a forma de viver uma cultura não intencional. Ocorre que, muitas vezes, é tóxica.
No entanto, quando existem regras e protocolos descritos e definidos intencionalmente, os comportamentos e a forma de agir são baseados nos valores da empresa e dados a conhecer a todos, podendo demitir alguém quando violar algum valor, por exemplo. É uma cultura intencional. Tendo essa cultura implantada, a empresa tem indicadores e padrões para avaliar, medir e manter ou demitir as pessoas.
1º. Educando os empresários sobre a importância da cultura intencional;
2º. Definindo claramente regras, normas, padrões de comportamento, missão, visão e valores, fazendo essa cultura “correr na veia” como se essa fosse a única forma de existir da empresa;
3º. Entender de pessoas e treiná-las.
“A cultura de uma empresa é o que acontece quando o chefe não está na sala.” – Ricardo Magalhães.
Magna Tessaro Barp
Presidente do Instituto Humaniza
Escritora, empreendedora, palestrante e produtora cultural.
Magna Tessaro Barp
Presidente do Instituto Humaniza
Escritora, empreendedora, palestrante e produtora cultural.
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