Iniciativa do Senar/SC contou com a parceria do Sindicato Rural de São José do Cerrito e do Sicoob
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado Faesc, oferece uma variedade de cursos gratuitos voltados ao meio rural. A iniciativa capacita produtores e trabalhadores rurais para agregar valor às suas atividades, aumentando a qualidade e a eficiência na produção.
Os cursos, implementados em parceria com os Sindicatos Rurais, abrangem várias áreas da agropecuária e atendem todas as regiões do estado. Um exemplo recente dessa iniciativa foi o curso de Derivados do Leite, realizado no Parque Remate, em São José do Cerrito. Promovido em parceria com o Sindicato Rural local e o Sicoob, o treinamento foi ministrado pela instrutora Simone Burím de Oliveira e contou com a participação de um grupo de mulheres produtoras da região.
Com carga horária de 16 horas, a capacitação visou ensinar técnicas de aproveitamento do leite para a produção de queijos e outros derivados. As participantes aprenderam, por exemplo, a realizar o corte correto da massa de coalhada, o que é fundamental para que o queijo aumente o rendimento em até 20%, entre várias outras técnicas para aperfeiçoar toda a produção.
As receitas trabalhadas nas aulas envolveram queijo muçarela, queijo colonial, queijo minas frescal, queijo quark, ricota, queijo petit suisse, iogurte, bebida láctea não fermentada, leite condensado, geleia de soro, leite condensado, além de doce de leite nos sabores abacaxi, ameixa, chocolate e coco.
O presidente Sindicato Rural de São José do Cerrito, Zito Rogério Bittencourt, ressaltou que as participantes saíram do curso realizadas com todo o processo de aprendizagem e destacaram que as técnicas serão aplicadas em suas propriedades.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, frisou que além de agregar valor aos produtos rurais, capacitações como essa incentivam a inovação e a adoção de novas práticas nas propriedades. “Esse é apenas um dos inúmeros exemplos de cursos gratuitos que têm trazido impactos positivos em todo o estado, transformando a vida dos produtores e fortalecendo o setor agropecuário”, afirmou.
Somente neste mês de outubro, o Senar/SC oferecerá cerca de 430 cursos gratuitos para produtores e trabalhadores rurais durante o mês de outubro. A iniciativa, realizada em parceria com os Sindicatos Rurais catarinenses, visa aprimorar e modernizar as atividades no campo.
As capacitações fazem parte da Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS) e abrangem diversas áreas. A FPR envolve cursos nas áreas de agricultura, agroindústria, aquicultura, atividades de apoio agrossilvipastoril e relativas à prestação de serviços, pecuária e silvicultura. Na Promoção Social são oferecidos treinamentos focados na educação, organização comunitária, saúde, alimentação e nutrição, além de artesanato.
A lista completa de cursos, com informações sobre datas e locais, pode ser consultada no site: https://sistemafaesc.com.br/senar/agenda-de-treinamentos/. As inscrições estão disponíveis nos Sindicatos Rurais da sua região.
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.