O Governo do Estado inaugurou nesta terça-feira, 13.08, espaço onde ocorrerão as aulas das crianças e adolescentes de escolas públicas estaduais que participam do programa Novos Talentos do projeto SC Games. O local é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e o Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc) e faz parte da iniciativa educacional voltada para capacitação de crianças e adolescentes na área de desenvolvimento de games. A inauguração marca a retomada das aulas presenciais do programa Novos Talentos.
As salas estão localizadas no Ciasc, R. Murilo Andriani, 327, no Itacorubi, em Florianópolis, e as aulas envolvem alunos de 9 a 17 anos que se interessam pelo setor de desenvolvimento de jogos, e ocorrem no contraturno escolar.
Com 600 alunos já cadastrados, o programa terá disponível a versão EAD permitindo que mais jovens de Santa Catarina tenham acesso ao conteúdo. “Queremos tornar o estado um polo de games, atraindo empresas, eventos e fomentando o interesse neste mercado em expansão”, destaca Heleno Orlandino Martins Junior, gerente da SCTI, responsável pelo projeto SC Games.
O programa já ofertou aulas de robótica, programação, iniciação em jogos, arte, design, oficinas, workshops e palestras, para foi auxiliar a formação dos mais de 2 mil alunos de escolas públicas que passaram pela iniciativa.
“O setor de Tecnologia, Inovação e Games é uma grande oportunidade de fomentar a capacitação humana, preparando jovens para o mercado de trabalho em um setor ascendente, que vem gerando emprego e renda e servindo de base para a descoberta de novas habilidades”, comenta o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett.
As aulas ministradas neste novo espaço do programa Novos Talentos terão como base conteúdos para formação em programação e arte de jogos, além de game design.
“Na sala de aula do SC Games, os integrantes do projeto terão acesso a uma mesa capaz de captar os desenhos elaborados e enviá-los para um sistema onde o game poderá ser desenvolvido. Além disso, contarão com um computador de alta performance para rodar os jogos, um projetor para exibir os conteúdos teóricos pelo professor e, claro, uma internet de alta velocidade para garantir o bom desempenho dos recursos”, explica o vice-presidente Institucional do Ciasc, Nilson da Rosa.
Fonte: Redação SC Inova, com informações da SECOM
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.