Dezembro Vermelho - Saúde alerta para a importância da prevenção para evitar e infecção pelo HIV

Ações do período incluem testes rápidos realizados em instituições empresariais de Treze Tílias ao longo período.
treze tilias sc HIV

Ações do período incluem testes rápidos realizados em instituições empresariais de Treze Tílias ao longo período.

O mês de dezembro é marcado pela campanha de conscientização, prevenção e luta contra o HIV/Aids. E o primeiro dia do mês é a data que representa o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, uma doença que pode ser evitada através de diversos métodos de prevenção utilizados separadamente ou de forma simultânea, a chamada prevenção combinada.

O secretário de Saúde de Treze Tílias, Cleomar Brandalise, relata que na atualidade  a prevenção combinada é o método mais recomendado para evitar a infecção pelo vírus HIV e o desenvolvimento da Aids.

A camisinha,  segundo o gestor,  continua sendo a maneira mais acessível e eficaz de evitar não só o HIV, mas também outras ISTs, entretanto além dela existem outras formas de prevenir a infecção, como a Profilaxia Pré-Exposição, que consiste no uso de  comprimidos antes da relação sexual, que permitem ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. A pessoa em PrEP realiza acompanhamento regular de saúde, com testagem para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).  Existe ainda a testagem, e  o tratamento.

Neste sentido, Brandalise orienta que “é importante que a pessoa além de usar preservativo nas relações sexuais, faça testes regularmente e, eventualmente, em caso positivo, realize o tratamento de forma adequada. Pessoas em tratamento ficam com a carga viral indetectável, ou seja, não transmitem o vírus para outras pessoas e nem para os bebês, no caso das gestantes”, enfatiza.

Para garantir o acesso à testagem, a Secretaria de Saúde está realizando parcerias com empresas privadas, promovendo o acesso de colaboradores à testes rápidos. O método é simples e rápido, combinado à um resultado sigiloso, que pode garantir o tratamento precoce em caso de paciente positivado.

Segundo a equipe de Vigilância Epidemiológica, empresas e instituições de Treze Tílias interessadas em ofertar o procedimento no ambiente de trabalho, podem entrar em contato com a Secretaria de Saúde e agendar uma visita das equipes e o consequente atendimento da demanda.

Atualmente, cerca de 47 mil pessoas vivem com HIV no estado de Santa Catarina. Deste total, 99,5% realizam tratamento com antirretrovirais.

Fonte: Por: Imprensa Oficial Treze Tílias

Compartilhe este conteúdo
B0DCF6

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore