Nesta quarta-feira (19), a NASA vai realizar uma coletiva de imprensa para revelar imagens inéditas do cometa interestelar 3I/ATLAS, com transmissão ao vivo completa pelo Olhar Digital. O evento, direto do Centro de Voos Espaciais Goddard, em Maryland, reunirá especialistas para explicar o material obtido por diferentes missões da agência.
Descoberto em julho por astrônomos do Sistema de Último Alerta para Impacto de Asteroides com a Terra (ATLAS, na sigla em inglês), um projeto financiado pela NASA para monitorar objetos que possam representar risco ao planeta, o 3I/ATLAS é apenas o terceiro visitante interestelar já identificado passando pelo Sistema Solar. Por isso, cada registro é considerado uma oportunidade científica rara.
Entre 2 e 3 de outubro, o 3I/ATLAS passou relativamente perto de Marte. Na ocasião, a câmera HiRISE, instalada na sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), da NASA, registrou imagens com resolução de cerca de 30 km por pixel, segundo o astrofísico Avi Loeb, da Universidade de Harvard, nos EUA. Essas fotos devem mostrar uma vista lateral da anticauda e dos jatos de gás e poeira liberados conforme o objeto se aquecia ao se aproximar do Sol.
Apesar da grande importância científica, as imagens ficaram semanas sem análise ou divulgação. Isso ocorreu porque a NASA foi diretamente afetada pelo shutdown de 43 dias do governo dos EUA, que suspendeu parte das operações, reduziu equipes a serviços mínimos e atrasou o trabalho de setores inteiros.
De acordo com a agência, as imagens serão apresentadas com contextualização científica e detalhes sobre o comportamento do cometa, que continua despertando interesse por ser um visitante raro vindo de outra região da galáxia.
Entre os participantes confirmados na coletiva estão Amit Kshatriya, administrador associado da NASA, Nicky Fox, líder da Diretoria de Missões Científicas, Shawn Domagal-Goldman, diretor interino da Divisão de Astrofísica, e Tom Statler, cientista-chefe para corpos pequenos do Sistema Solar.
O Olhar Digital vai retransmitir o evento em tempo real, a partir das 17h (horário de Brasília), com apresentação de Bruno Capozzi, editor-executivo, e Lucas Soares, editor de Ciência e Espaço, com comentários do especialista Marcelo Zurita, membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), além de colunista do site e do Olhar Digital News – no YouTube, Facebook, Instagram, LinkedIn e TikTok.
Fonte: Olhar Digital / Flavia Correia
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.