Nesta quarta-feira (2) acontece um eclipse solar anular – popularmente chamado de “Anel de Fogo”. Embora não possa ser visto de todas as partes do mundo, o evento poderá ser acompanhado por qualquer pessoa em tempo ao vivo com o Olhar Digital.
Mesmo que não seja visto em sua totalidade no Brasil, algumas áreas do país poderão testemunhar um eclipse parcial do Sol. Em ordem crescente de maior percentual eclipsado do astro, os estados de onde será possível ver o eclipse são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Bahia.
Quanto mais ao sul, maior será a porcentagem de cobertura do Sol pela Lua. Por exemplo, enquanto Goiânia verá apenas 0,02% do disco solar eclipsado, Porto Alegre testemunhará 26%. No Chuí, extremidade mais ao sul do Brasil, a cobertura será de 38,15% (a máxima a ser observada no país).
De acordo com o Observatório Nacional (ON), em São Paulo, o eclipse deve começar a se formar, parcialmente, às 16h51 (pelo horário de Brasília), terminando às 18h23, com o pôr do Sol. No Rio de Janeiro, poderá ser visto a partir das 16h59, com o Sol desaparecendo no horizonte às 17h50. Em Minas Gerais, o evento ocorre das 18h59 às 18h15.
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.