fbpx

Forças de Segurança de SC revezam equipes para prosseguir na missão humanitária no Rio Grande do Sul

Por determinação do governador Jorginho Mello, as Forças de Segurança de Santa Catarina continuam atuando na missão humanitária em socorro às vítimas do desastre climático que atinge o Rio Grande do Sul, desde o início de maio

WhatsApp-Image-2024-05-27-at-17.12.47
Foto: Divulgação / PCSC

Importante destacar que o trabalho integrado envolvendo Polícia Civil (PMSC), Polícia Militar (PMSC), Corpo de Bombeiro Militar (CBMSC) e Polícia Científica (PCI) – cada uma das forças dentro de sua competência – e articulado com os órgãos governamentais gaúchos tem contribuído para salvar vidas e garantir a segurança pública das vítimas deste desastre climático.

No domingo, 26, mais 32 policiais civis embarcaram para o Rio Grande do Sul e, nesta segunda-feira, 27, outros 24 policiais militares seguiram para somar esforços às equipes que atuam nas áreas mais impactadas pelas chuvas, principalmente na região da Grande Porto Alegre. Dois helicópteros, do Saer/PCSC e o Águia/PMSC seguem à disposição das forças de segurança do Rio Grande do Sul.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) também fez nesta segunda-feira, 27, um novo revezamento das equipes de Força-Tarefa (FT), para seguir com as buscas por vítimas que estão desaparecidas após a catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul desde a madrugada de primeiro de maio. Neste novo envio, foram 12 bombeiros militares, dois cães de buscas, seis viaturas, drone e equipamentos para Intervenções em Áreas Deslizadas (IAD).

A Polícia Científica (PCI) segue com uma equipe pronta para se deslocar assim que foi demanda pelos órgãos competentes do Rio Grande do Sul. Até o momento a PCI já enviou oito profissionais que contribuíram com o trabalho de identificação das vítimas das chuvas, além de equipamentos e insumos.

Polícia Civil

O comboio formado por 32 policiais civis que partiu neste domingo, 26, para o Rio Grande do Sul. É a terceira equipe da PCSC que se desloca para ajudar no resgate de pessoas, mas principalmente para dar apoio nas investigações e atuar na segurança pública das cidades que compõem a região da Grande Porto Alegre. Até o momento mais de 100 policiais civis já foram mobilizados para ajudar às vítimas das enchentes no RS.
Esta equipe é formada por policiais civis que atuam em Itapema; Itajaí, São José, Guabiruba, Laurentino, Ibirama, Rio do Sul, Florianópolis, Palhoça, Joinville, Anita Garibaldi, Curitibanos, Otacílio Costa, Tubarão, Imbituba, Criciúma, Laguna.

Polícia Militar

Os 24 policiais militares, somados aos seis integrantes do helicóptero Águia, irão renovar a tropa que está lá auxiliando as vítimas das enchentes. A PMSC também disponibilizou cinco caminhonetes 4×4, quatro embarcações, dois caminhões (1 do Bope e 1 da Polícia Montada). Além de resgates de pessoas e animais, os PMs catarinenses já transportaram mais de uma tonelada de alimentos e medicamentos em território gaúcho. A Polícia Militar de Santa Catarina auxilia o povo gaúcho desde o dia 2 de maio, revezando suas equipes, sendo a quinta equipe a enviada esta semana ao RS.

Bombeiros Militar

Os 12 bombeiros do CBMSC serão auxiliados por dois cães de buscas, seis viaturas, drone e equipamentos para Intervenções em Áreas Deslizadas (IAD). As equipes que são de Balneário Camboriú, Joaçaba, Xanxerê, Curitibanos e Lages, irão se trabalhar no município de Cruzeiro do Sul. O foco do trabalho segue sendo a busca por pessoas que estão desaparecidas, seja por conta das enxurradas ou pelos deslizamentos ocasionados por este evento climático. Desde quando foram autorizados pelo governo do Estado a realizar o deslocamento para apoio ao Rio Grande do Sul, na madrugada de 1º de maio, os bombeiros militares de Santa Catarina já salvaram 3.051 pessoas e 560 animais. Além disso, 19 vítimas em óbito foram encontradas, sendo três delas graças ao trabalho dos cães do CBMSC, guiados por seus condutores.

Polícia Científica

A Polícia Científica atuou no trabalho de identificação das vítimas das chuvas com oito profissionais, mais equipamentos e insumos. A equipe já retornou e aguarda novo chamada a SC. Agora uma nova equipe está organizada e pronta para ser deslocada assim que solicitada pelos órgãos competentes do Rio Grande do Sul.

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore