Frente fria avança e intensifica temporais no fim de semana no Oeste de SC

Os temporais devem iniciar ainda no começo da tarde de domingo (16) em áreas do Grande Oeste

temporais
Frente fria avança e intensifica temporais no fim de semana no Oeste de SCFoto: Reprodução/ND Mais

A aproximação e o avanço de uma frente fria devem provocar temporais em Santa Catarina entre a tarde deste domingo (16) e a manhã de segunda-feira (17), com risco moderado a alto para danos causados por ventos, chuva intensa e possível queda de granizo.

monitoramento meteorológico e do sistemas de alertas é constante. A Defesa Civil e os serviços de meteorologia têm intensificado a comunicação de risco em períodos mais críticos, como a primavera e o outono, quando há maior instabilidade atmosférica.

Tempestades começam pelo Oeste por conta da frente fria

Os temporais devem iniciar ainda no começo da tarde de domingo em áreas do Grande Oeste e dos Planaltos, impulsionados pelo calor e pela umidade antes mesmo da chegada da frente fria.

ntre o fim da tarde e a noite, a aproximação do sistema intensifica as tempestades no Oeste e Sul de Santa Catarina, sobretudo na divisa com o Rio Grande do Sul.

Da noite de domingo até a madrugada de segunda-feira, as instabilidades avançam para todas as regiões do Estado.

frente fria avanca e intensifica temporais no fim de semana no oeste de sc
A frente fria está associada a um ciclone que permanece afastado da costa sul do BrasilFoto: Defesa Civil/ND Mais

Risco de rajadas, alagamentos e queda de granizo

As tempestades podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e eventual granizo. O cenário oferece risco moderado a alto para destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de árvores, alagamentos e enxurradas localizadas.

Segunda-feira ainda terá chuva, mas temporais perdem força

Ao longo da segunda, a tendência é de que a intensidade dos temporais diminua, embora a chuva ainda possa ser forte em alguns momentos, especialmente no Nordeste catarinense.

A frente fria está associada a um ciclone que permanece afastado da costa sul do Brasil, sobre o Atlântico, entre o Uruguai e o centro da Argentina.

Esses sistemas estão normalmente associados ao deslocamento de frentes frias, que organizam áreas de instabilidade e podem gerar condições severas de tempo, principalmente entre o inverno e a primavera, períodos em que há maior contraste de temperatura na atmosfera.

Fonte: ND+

Compartilhe este conteúdo
B0DCF6

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore