fbpx

HUST promove encontro "Oncologia em Foco" em Joaçaba

O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) realizou, na terça-feira (8), na Unoesc Joaçaba, o encontro "Oncologia em Foco".

O evento reuniu secretários municipais de Saúde da macrorregião Meio-Oeste e a equipe técnica de cirurgiões e médicos oncologistas da Instituição.

A abertura contou com uma apresentação do Coral da Unoesc. Na sequência, foi compartilhado o relatório de gestão do HUST, contemplando a produção, os projetos, as melhorias e as dificuldades relacionadas ao setor da Oncologia.

A gerente hospitalar, Marisa Langer, destacou as consultas oncológicas realizadas em 2023, até o mês de julho, que ultrapassam 23 mil, além da média mensal de 1,3 mil quimioterapias e de 2,2 mil exames de imagem.

Os números e o serviço foram elogiados pelos secretários, que ainda destacaram o impacto recente na percepção dos próprios pacientes quanto às melhorias da qualidade do atendimento, do acolhimento e da atenção dispensada.

Fortalecimento e qualificação dos serviços

O evento ainda foi marcado por uma roda de conversa entre os participantes, que tiveram a oportunidade de sugerir ações e demandas visando fortalecer e qualificar o serviço de Alta Complexidade em Oncologia do HUST.

O Hospital conseguiu zerar as filas de espera das especialidades, sendo que todos os pacientes são atendidos dentro do prazo idealizado pelo Ministério da Saúde, algo inédito no estado de Santa Catarina.

“O encontro se justifica pelo interesse recíproco existente entre o HUST e os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), na perspectiva de continuar garantindo uma atenção oncológica humanizada, eficiente e resolutiva para os pacientes da macrorregião Meio-Oeste. Essa capacidade de resposta com qualidade oferecida pelo Hospital ficou evidente na fala e nos elogios que recebemos de praticamente todos os secretários”, ressaltou o diretor geral do HUST, Doutor Jovani Steffani.

Fortalecimento da pesquisa científfica

A participação fortalece o compromisso da Unoesc com a pesquisa científica de alto nível e a cooperação nacional, além de consolidar o reconhecimento das pesquisas desenvolvidas pelo Professor Vinícius, tanto em nível nacional quanto internacional.

“Participar do ‘Auditabilidade Algorítmica’ evidencia o potencial e a qualidade do trabalho desenvolvido na Unoesc. Esse projeto permitirá um intercâmbio acadêmico valioso, impulsionando ainda mais a nossa produção científica e contribuindo significativamente para a inovação no país”, afirmou o professor.

“Este é um marco para a Unoesc e para o nosso programa. Estamos muito orgulhosos desta conquista, que demonstra a qualidade e o comprometimento de nossa equipe”, ressaltou o coordenador do Programa de Pós-graduação em Direito, Professor Doutor Robison Tramontina.

Atendimento de Radioterapia

A programação do “Oncologia em foco” também contou com uma visita ao Centro de Radioterapia do HUST, que iniciou os atendimentos no mês de junho.

A unidade está localizada nas proximidades do campus 1 da Unoesc e inicialmente realiza até 35 sessões por dia, via SUS, em dois períodos: matutino e vespertino. Conforme a demanda, a capacidade de oferta do tratamento radioterápico poderá ser ampliada.

Saiba mais

Desde 2007, o HUST é referência em Alta Complexidade em Oncologia pelo SUS na Macrorregião de Saúde do Meio-Oeste Catarinense, que abrange 55 municípios do Alto Uruguai, Alto Vale do Rio do Peixe e Meio-Oeste. A população contemplada é de aproximadamente 622 mil habitantes.

Fonte: Mayelle Hall / Assessoria de Imprensa Unoesc Joaçaba

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore