fbpx

Iniciativa para evitar esquecimento de crianças e animais em veículos

Estudos da BBC News Brasil revelam que os casos não ocorrem necessariamente por negligência dos pais ou responsáveis, mas, por mudanças na rotina ou pequenos lapsos de memória do condutor daquele veículo.

7ec56492-720a-452f-86c3-acf6ad163af6

Iniciativa do Projeto de autoria do vereador Juliano Pedrini visa evitar que crianças e animais sejam esquecidos em veículos.

Embora estatísticas não sejam facilmente encontradas, os casos de crianças esquecidas dentro de veículos ocorrem com certa frequência mundo afora.

A maioria das ocorrências resulta na morte da criança, provocada, geralmente, por insolação ou falta de ar.

Os casos são considerados tão graves e chocantes que algumas montadoras de veículos já disponibilizam tecnologias para detecção de crianças em bancos traseiros, embora ainda sejam poucas.

Já há indicativos de que a tecnologia poderá ser tornar obrigatória, em breve. Aplicativos com a mesma finalidade também já estão disponíveis.

Em Joaçaba, o vereador Juliano Pedrini acaba de apresentar um projeto de lei junto à Câmara de Vereadores que busca, exatamente, colaborar para que casos assim não voltem a se repetir.

O projeto prevê uma medida simples, que é a fixação de cartazes em ambientes públicos como estacionamentos, centros comerciais, supermercados e demais estabelecimentos similares, sobre o esquecimento de crianças e/ou animais no interior de veículos.

O projeto ainda contempla a possibilidade de que estes mesmos estabelecimentos possam emitir avisos sonoros ou mesmo em visores eletrônicos para alertar os pais ou responsáveis.

“Não estamos buscando gerar custos e nem penalidades aos estabelecimentos através deste projeto e sim, apenas implantando uma forma de auxílio. Pois, sabemos que este tipo de ocorrência geralmente se dá devido a correria do dia-dia, quando as pessoas podem cometer até mesmo um crime gerado por um esquecimento”, esclarece o vereador Juliano Pedrini.

O projeto foi aprovado por maioria em sessão de terça-feira (05/03), recebendo cinco votos.

Para se tornar lei, o mesmo ainda depende da sanção do prefeito. Confira o projeto na íntegra:

https://www.cmj.sc.gov.br/proposicoes/Projeto-de-Lei-Ordinaria–Legislativo–/2024/1/0/2681

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Joaçaba

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore