8. Participar de Eventos de Inovação e Tecnologia: Feiras, conferências e hackathons são locais excelentes para encontrar startups inovadoras e empreendedores com sede de inovação. Esses eventos permitem que você veja as startups em ação e avalie suas soluções diretamente: no Brasil, destaque para encontros como o Startup Summit (Florianópolis), South Summit (Porto Alegre), CASE (São Paulo), Websummit Brasil (Rio), Smart City Expo Curitiba, entre outros grandes eventos que reúnem milhares de empresas e founders.

9. Utilização de Plataformas de Inovação Aberta: Existem plataformas e redes dedicadas a conectar grandes empresas a startups. Plataformas como AngelList, Crunchbase, e redes de inovação locais podem ajudar a identificar startups que correspondam aos seus critérios de busca.

10. Parcerias com Aceleradoras e Incubadoras: Essas organizações – geralmente ligadas a instituições de ensino (como universidades e fundações), entidades de tecnologia e também gestoras/fundos de capital de risco –  têm acesso a um grande número de startups em diferentes estágios de desenvolvimento e podem facilitar a conexão àquelas que estejam alinhadas aos seus objetivos.

11. Criar Desafios de Inovação: Lançar desafios ou competições de inovação abertos a startups é uma forma eficaz de atrair soluções inovadoras para problemas específicos da sua empresa. Isso também pode ajudar a identificar talentos e tecnologias emergentes. Aqui, a empresa é quem faz a apresentação de sua dor (o “pitch”) aos empreendedores e startups, abrindo-se para novas conexões. 

Ao mesmo tempo, uma empresa que desenvolve uma cultura de inovação – e está investindo para isso – nunca deve deixar de olhar para os “pratas da casa”. Dentro dos times que pensam o futuro da empresa, há futuros líderes e empreendedores. Não deixe que eles se desestimulem e considere as seguintes estratégias: 

12. Desenvolvimento de Programas de Intraempreendedorismo: Encoraje o empreendedorismo interno oferecendo recursos, mentorias e espaço para que os funcionários desenvolvam suas ideias de negócios. Isso pode incluir tempo dedicado a projetos pessoais e acesso a recursos da empresa.

13. Promoção de Hackathons Internos: Organize eventos de hackathon dentro da empresa para estimular a inovação e a colaboração. Esses eventos podem revelar talentos ocultos entre seus funcionários e gerar ideias que podem se transformar em startups.

14. Educação e Treinamento: Invista em programas de educação e treinamento focados em empreendedorismo e inovação: workshops, cursos online e sessões de mentoria com empreendedores de sucesso, fornecendo aos funcionários as habilidades e o conhecimento necessários para lançar suas próprias startups.

15. Investimentos e Suporte: Para quem deseja desenvolver suas próprias startups, ofereça suporte na forma de acesso a redes de contatos ou mesmo financiamento inicial ou investimento anjo. Mostrar que a empresa apoia o empreendedorismo pode aumentar o engajamento e a lealdade dos funcionários.

A chave é criar um ambiente onde a inovação é não apenas incentivada, mas também apoiada com recursos concretos. Toda a empresa é um ecossistema em si, o que diferencia umas das outras é o potencial de se abrir ao mundo lá fora e criar conexões com foco em metas e visão de longo prazo – o bom e velho “sonho grande”.