Acho que quase todo mundo já reuniu a família ou os amigos para uma partida de jogo de tabuleiro. Banco Imobiliário, Jogo da Vida, Detetive, War, Ludo ou até mesmo os clássicos Damas e Xadrez são realidade para milhões de pessoas em todo o mundo atualmente.
O que pouca gente sabe é que esse formato é bem antigo. Mas bota antigo nisso!
Historiadores afirmam que o primeiro registro de algo do tipo data do ano de 7 mil antes de Cristo. A Mancala era praticada por algumas tribos africanas e consistia em um desafio matemático com sementes.
O próximo exemplo veio milênios depois. O Jogo Real de Ur foi popular no Oriente Médio. Tabuleiros foram encontrados no Irã, Síria, Egito e Líbano – e era bastante comum na antiga Mesopotâmia.
Um grupo de cientistas acaba de decifrar um terceiro jogo antigo, vindo também dessa região. Segundo especialistas, ele tem aproximadamente 4 mil anos e é uma espécie de “uma versão muito antiga do gamão”.
Vale deixar claro que os próprios cientistas afirmam que eles não têm 100% de certeza sobre as regras desses jogos antigos. Até por que os registros são escassos e não havia um manual de instruções, ou uma câmera para filmar uma partida.
O mais impressionante é que, mesmo sem esse tipo de informação, os pesquisadores conseguiram encontrar uma maneira de utilizar o tabuleiro – e ela funciona muito bem!
E, sendo bem honestos, a verdade é que muita gente joga hoje em dia sem ter a mínima ideia das regras originais – mas isso não é necessariamente um problema. O importante é se divertir!
Você pode ler mais sobre o jogo de Shahr-i Sokhta em um artigo publicado no Journal of the British Institute of Persian Studies.
As informações são do IFL Science.
Fonte: Olhar Digital / Por Bob Furuya, editado por Gabriel Sérvio
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.