As inscrições para o Programa Jovem Programador 2026 entram na fase final e seguem abertas até o dia 18 de janeiro, com últimas vagas disponíveis. A edição deste ano já ultrapassou a marca de 4.400 inscritos, reforçando o interesse crescente de jovens e adultos pela área de tecnologia e pelo programa, que se consolidou como uma das principais portas de entrada para o mercado de TI em Santa Catarina.
Promovido pelo SEPROSC (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados de Santa Catarina), em parceria com o SENAC/SC e tendo a ACATE entre os apoiadores, o Jovem Programador oferece formação em tecnologia com foco em empregabilidade, conectando pessoas ao setor que mais cresce no estado.
A edição 2026 contempla 23 cidades catarinenses, com aulas em formato híbrido, unindo ensino online e encontros presenciais nas unidades do SENAC. O programa é gratuito, conforme os critérios do Programa Senac de Gratuidade, ampliando o acesso à formação profissional em tecnologia.
Desde sua criação, o Jovem Programador se destaca por preparar talentos para atuar em empresas catarinenses, contribuindo diretamente para a redução do déficit de profissionais qualificados no setor de TI. A cada edição, o programa reforça seu papel estratégico no desenvolvimento econômico e na formação de mão de obra especializada no estado.
Com o encerramento das inscrições se aproximando, a organização alerta que não haverá prorrogação de prazo. Interessados devem realizar a inscrição dentro do período vigente para participar do processo seletivo.
Com o objetivo de descentralizar o acesso à formação em tecnologia, o Jovem Programador estará presente em 23 cidades de Santa Catarina, sendo elas: Araranguá, Biguaçu, Blumenau, Brusque, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Fraiburgo, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Palhoça, Porto União, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.
Reforçando seu compromisso com a inclusão, o programa 2026 contará com cotas para pessoas com deficiência (PCDs) e, pela primeira vez, uma turma exclusiva para mulheres na cidade de Palhoça, promovendo um ambiente seguro e acolhedor para o desenvolvimento de talentos femininos na área de TI.
De acordo com pesquisa realizada pela ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), o setor de tecnologia de Santa Catarina segue em crescimento acelerado e projeta a geração de quase 100 mil vagas até 2027. Programas como o Jovem Programador atuam diretamente na formação dessa mão de obra especializada e pronta para atender às demandas do ecossistema de inovação.
Fonte: ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.