O Laboratório Cepac, de Joaçaba, no estado de Santa Catarina, realizou na semana passada o primeiro exame para diagnosticar a doença de Alzheimer.
O exame PrecivitAD2TM detecta proteínas que indicam a presença ou ausência de placas amilóides cerebrais, uma característica patológica da doença de Alzheimer.
O teste é feito a partir de uma amostra de sangue analisada por espectrometria de massa de alta resolução e pela dosagem das proteínas que provocam alterações cerebrais relacionadas à doença de Alzheimer.
O PrecivitAD2TM é indicado apenas para pacientes com idade igual ou superior a 55 anos, que apresentam sinais ou sintomas de comprometimento cognitivo leve ou demência e que estão sendo avaliados para doença de Alzheimer ou outras formas de declínio cognitivo.
Para a realização do exame, é necessário apresentar pedido médico detalhando o motivo de sua solicitação.
O exame tem uma sensibilidade de 80% e uma especificidade de 90%, o que significa que é capaz de identificar corretamente a doença em 80% dos casos e descartar a doença em 90% dos casos.
O diagnóstico precoce é fundamental para que o tratamento possa ser iniciado o quanto antes, aumentando as chances de sucesso.
A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que causa perda de memória, dificuldade de raciocínio e confusão mental. É a principal causa de demência no mundo.
Precisa fazer o exame? Entre em contato com o Laboratório Cepac:
Redação Ascenda Digital
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.