fbpx

Malwares baseados em inteligência artificial preocupam especialistas

A Agência de Cibersegurança do Reino Unido alerta que Estados podem já possuir malwares baseados em inteligência artificial

Imagem: Who is Danny / Shutterstock.com

Especialistas em cibersegurança advertem que malwares baseados em inteligência artificial (IA) capazes de evadir as defesas cibernéticas já podem estar sendo produzidos. O alerta foi emitido pela Agência de Cibersegurança do Reino Unido (National Cyber Security Centre – NCSC).

Segundo a NCSC, para desenvolver software tão potente, os atores ameaçadores precisam treinar um modelo de IA com “dados de exploração de qualidade”. O sistema resultante seria capaz de criar novo código capaz de contornar as medidas de segurança atuais.

“Há uma possibilidade realista de que Estados altamente capacitados possuam repositórios de malwares suficientemente grandes para treinar efetivamente um modelo de IA para esse fim”, alerta a NCSC (via TNW).

Esse alerta faz parte de uma série de sinais de alerta emitidos pela NCSC. A agência prevê que a IA intensificará a ameaça global de ransomware, aprimorará o direcionamento de vítimas e reduzirá as barreiras de entrada para cibercriminosos.

A ameaça da IA

  • A inteligência artificial generativa também está elevando as ameaças, sendo particularmente útil para técnicas de engenharia social, como interações convincentes com as vítimas e a criação de documentos atrativos.
  • Este tipo de IA tornará mais difícil identificar ataques de phishing, spoofing e solicitações maliciosas de redefinição de senha ou e-mail.
  • No entanto, os estados-nação serão os que terão as armas mais poderosas.
  • “Os atores estatais altamente capacitados estão quase certamente em melhor posição entre os atores de ameaças cibernéticas para aproveitar o potencial da IA em operações cibernéticas avançadas”, afirmou a agência.
  • No curto prazo, no entanto, espera-se que a inteligência artificial aprimore as ameaças existentes, em vez de transformar completamente o cenário de riscos.
  • Especialistas estão particularmente preocupados com o aumento da ameaça global de ransomware.

“O ransomware continua sendo uma ameaça à segurança nacional. Como este relatório mostra, a ameaça provavelmente aumentará nos próximos anos devido aos avanços em IA e à exploração dessa tecnologia por cibercriminosos.”

James Babbage, Diretor-Geral de Ameaças da Agência Nacional de Crimes, em comunicado

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore