fbpx

Mapoteca Digital da Epagri/Ciram passa a atuar como plataforma de web mapping, oferecendo mais navegabilidade e interação

Mapoteca Digital da Epagri/Ciram agora é uma plataforma de web mapping. A nova solução permite aos usuários visualizar, explorar e interagir com dados geoespaciais e mapas, através de uma plataforma online.

Atualização iniciou pela Mapoteca Topográfica Digital de Santa Catarina (MTD-SC)

“Isso é feito diretamente no navegador da web, sem necessidade de instalar software especializado no computador do usuário”, explica Juliana Mio de Souza, assistente de pesquisa do setor de Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental da Epagri/Ciram, e coordenadora do projeto.

São realizados uma média de 1.850 downloads a cada mês na ferramenta. Deste total, 71% vem da Mapoteca Topográfica Digital de Santa Catarina (MTD-SC). Por isso, a atualização do conteúdo iniciou por esta parte. Assim, ela está disponibilizando para download as cartas topográficas do território catarinense nas escalas 1:50.000 e 1:100.000 de forma interativa. Basta clicar no recorte de interesse e no link “mais info” que o download do arquivo compactado (.zip) será iniciado. 

Além da MDT-SC, a Mapoteca Digital da Epagri/Ciram disponibiliza mapa das unidades hidrográficas de SC, modelo digital de elevação – SRTM/NASA-SC (recorte por regiões hidrográficas), mapa hipsométrico de SC (recorte por bacias hidrográficas) e ortofotos do Sul de Santa Catarina na escala 1:25.000 – Projeto IBGE. Juliana explica que a ferramenta estará em constante atualização, seguindo a demanda do público usuário. 

Atualização constante

A Mapoteca Digital da Epagri/Ciram foi criada em 2005 e, desde lá, vem passando por constantes atualizações. Os dados geoespaciais disponibilizados são de fundamental importância em uma variedade de campos e setores, e desempenham um papel crucial na tomada de decisões na sociedade. 

Juliana lista exemplos de onde essas informações são essenciais: no setor agropecuário; no planejamento urbano e regional; na gestão de recursos naturais; na prevenção de desastres e gerenciamento de emergências; nos sistemas de navegação e logística; em ações relacionadas ao meio ambiente e sua conservação; nas telecomunicações e infraestrutura; na pesquisa científica; na gestão de ativos empresariais. Desde a criação da mapoteca, até a segunda quinzena de setembro de 2023, foram realizados 394.130 downloads na ferramenta.

Apesar de não ser responsiva, a Mapoteca Digital também pode ser acessada via dispositivos móveis, sem restrições de navegação ou download. “Em breve vamos iniciar o desenvolvimento da versão para mobile”, anuncia Juliana. Tanto a implantação da ferramenta, em 2005, quanto as inovações desenvolvidas desde lá, são feitas em parceria com o setor de Tecnologia da informação (TI) da Epagri/Ciram.  

Fonte: EPAGRI

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore