O mês de novembro está marcado para uma campanha global de conscientização chamada Novembro Azul , que tem como principal objetivo alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Com ações realizadas em todo o mundo, o movimento destaca a necessidade de cuidar da saúde masculina, quebrando tabus e promovendo informações essenciais para salvar vidas
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga, e responsável por produzir parte do líquido que compõe o sêmen. O câncer de próstata se desenvolve quando as células da glândula começam a crescer de forma descontrolada. É o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens , perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) , o câncer de próstata é responsável por cerca de 29% dos diagnósticos de câncer em homens. No Brasil, a cada 38 minutos, um homem recebe esse diagnóstico, e a mortalidade ainda é alta, especialmente quando a doença é identificada em estágios avançados. Estima-se que muitos homens ainda relutam em fazer exames preventivos, devido a preconceitos e falta de conhecimento.
Alguns fatores aumentam o risco de um homem desenvolver câncer de próstata, como:
Na fase inicial, o câncer de próstata pode ser silencioso, sem sintomas evidentes. Quando os sinais aparecem, o quadro pode incluir:
Esses sintomas não indicam necessariamente câncer, mas é essencial procurar um médico para investigação.
A prevenção está diretamente ligada a um diagnóstico precoce, o que possibilita maiores chances de cura. Para isso, é fundamental:
O preconceito e a falta de informação ainda são barreiras na prevenção. Muitos homens evitam falar sobre saúde, principalmente quando envolvem o exame de toque. É fundamental promover uma cultura onde cuidar da saúde não seja motivo de vergonha, mas de orgulho.
Além dos exames regulares, algumas atitudes ajudam a manter a saúde no dia:
Durante o mês de novembro, monumentos e espaços públicos são iluminados de azul para reforçar a mensagem da campanha. Instituições médicas, ONGs e organizações de saúde promovem eventos, palestras e mutirões de exames para conscientizar a população.
O Novembro Azul é mais do que um mês de conscientização; é um chamado para a mudança de comportamento e o incentivo ao cuidado com a saúde masculina. Quando se trata de câncer de próstata, o preconceito não salva vidas, mas a prevenção e o conhecimento podem salvar. Vamos falar sobre o assunto, romper mitos e priorizar o bem-estar!
Fonte: Redação Ascenda Notícias e CSS
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.