fbpx

Novo robô minúsculo muda de forma e cabe em espaços apertados

Imagem: Reprodução/Casey Cass/CU Boulder

Uma equipe de engenheiros da Universidade do Colorado, em Boulder, nos Estados Unidos, apresenta o CLARI, um robô modular que pode explorar espaços apertados e ajudar socorristas na resposta à grandes desastres.

O “robozinho” é pequeno, flexível, pesa menos que uma bola de pingue-pongue e pode mudar de forma para se espremer até em rachaduras na parede.

Robô CLARI

  • O nome CLARI significa “Compliant Legged Articulated Robotic Insect” em inglês, algo como inseto robótico com pernas articuladas em tradução livre.
  • O robô tem o formato de um quadrado com uma perna em cada um dos quatro lados. 
  • Cada uma delas funciona quase como um robô independente, com sua própria placa de circuito e atuadores duplos que movem a perna para frente e para trás e de um lado para o outro.
  • Dependendo da situação, o CLARI pode ficar mais largo, como um caranguejo, ou mais alongado como uma barata (daí o inseto no nome). 
  • O robô com 34 milímetros de largura na forma quadrada encolhe para 21 milímetros quando está “esticado”.
Imagem: Reprodução/University of Colorado at Boulder

O design da máquina é modular e permite ainda combinar peças diferentes, gerando outros tipos de robôs, destaca Heiko Kabutz, estudante de doutorado em Engenharia Mecânica na Universidade do Colorado.

Por enquanto, o CLARI ainda precisa estar preso a fios que fornecem energia e comandos. Mas a ideia é que o “robozinho” consiga andar de forma totalmente independente no futuro por escombros de edifícios, por exemplo.

Em futuras iterações, os pesquisadores querem incorporar sensores ao CLARI para que ele possa detectar e reagir a obstáculos, além da dar ao robô ainda mais flexibilidade e força.

“Se tivermos robôs com as capacidades de uma aranha ou de uma mosca, podemos adicionar câmeras ou sensores e começar a explorar espaços onde antes não conseguíamos entrar”

Heiko Kabutz, estudante de doutorado em Engenharia Mecânica na CU Boulder

estudo sobre o robô em miniatura foi publicado na revista Advanced Intelligent Systems. Saiba mais sobre a novidade no vídeo abaixo:

Fonte: Olhar Digital / Por Mateus Dias, editado por Lucas Soares

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore