Três astronautas chegaram à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo de uma nave russa Soyuz na quarta-feira (11), por volta das 16h30 (pelo horário de Brasília). Na véspera, conforme noticiado pelo Olhar Digital, aconteceu o lançamento da missão privada Polaris Dawn, com outros quatro tripulantes. Essas sete pessoas completam o número de 19 indivíduos ao mesmo tempo na órbita da Terra – estabelecendo um novo recorde.
Por meio da missão Soyuz MS-26, Don Pettit, astronauta da NASA, e os cosmonautas russos Aleksey Ovchinin e Ivan Vagner juntaram-se a outros nove atualmente a bordo da ISS: Matthew Dominick, Michael Barratt, Jeanette Epps, Alexander Grebenkin, Oleg Kononenko, Tracy Caldwell Dyson, Nikolai Chub, Butch Wilmore e Suni Williams.
Além desses 12, em outro ponto da órbita da Terra, há três “taikonautas” (designação para astronautas chineses) – Ye Guangfu, Li Cong e Li Guangsu – a bordo da estação Tiangong, que pertence à China.
A SpaceX foi a responsável por lançar quatro civis em órbita (Jared Isaacman, Scott Poteet, Sarah Gillis e Anna Menon), que estão participando da missão Polaris Dawn. Isaacman e Gillis, inclusive, acabaram de realizar a primeira caminhada espacial privada da história (saiba tudo aqui).
Para saber o número de pessoas que estão no espaço, é preciso entender onde ele começa de fato.
A Linha de Kármán é um limite a 100 km acima da superfície terrestre, que marca a fronteira entre a atmosfera da Terra e o espaço exterior aceita pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI). No entanto, existe também outra definição, convencionada pela NASA, a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) e as Forças Armadas do país, que diz que o início do espaço sideral fica a 80 km de altitude.
O design da bateria usa fibra de carbono tanto no ânodo quanto no cátodo, onde também serve como reforço e coletor de corrente. Além disso, esta bateria usa um eletrólito semissólido em vez de um líquido para mover íons de lítio entre seus terminais.
No fim, ela também será menos inflamável e mais segura de usar.
Se for considerar somente quem ultrapassou a Linha de Kármán, o recorde foi batido agora, com essas 19 pessoas. Mas, se a referência adotada for a outra, não. Usando a definição de espaço dos EUA, outro recorde foi estabelecido em maio de 2023 e se repetiu em janeiro deste ano.
Nessas duas ocasiões citadas, a empresa de turismo espacial do bilionário Richard Branson, Virgin Galactic, realizou voos suborbitais com seis passageiros a bordo. Em ambos os casos, durante alguns minutos, os tripulantes estiveram acima de 80 km de altitude. Assim, as duas situações contribuíram para, por um breve período, 20 pessoas estarem fora da Terra (considerando os astronautas na ISS e na estação chinesa naqueles momentos).
Fonte: Olhar Digital / Por Gabriel Sérvio
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.