Você já recebeu elogios? E críticas? Se sim, como reagiu?
Em um mundo que frequentemente se concentra no negativo, o poder do elogio muitas vezes é subestimado. Há um entendimento de que o reconhecimento positivo (elogio) funciona como uma recompensa e pode ter um impacto profundo em diversos aspectos da vida, incluindo o ambiente de aprendizado.
A Linha de Losada, desenvolvida pelo psicólogo e economista Marcial Losada, oferece uma ferramenta valiosa para entender a importância do elogio e como ele pode ser utilizado para criar um ambiente mais positivo, encorajador, engajador e produtivo, seja na empresa, na escola ou no ambiente familiar.
Losada propõe que, para cada interação negativa (críticas, repreensões, etc.), um líder (gestor, professor, diretor, etc.) precisa realizar pelo menos três interações positivas (elogios, reconhecimentos, palavras de incentivo ou até mesmo um olhar de aprovação) para neutralizar o efeito negativo da crítica e promover um ambiente de tranquilidade e até de aprendizado saudável.
Essa proporção de 3:1 não é aleatória. Estudos demonstram que o cérebro humano é mais receptivo e reativo ao feedback negativo, o que significa que um único comentário negativo pode ter um impacto maior do que três comentários positivos.
No entanto, é fundamental a atenção ao elogiar sem critérios para evitar a construção de uma mentalidade de soberba. O excesso de elogios, sem o devido cuidado com sugestões de melhorias quando necessário, pode gerar o falso entendimento de que “sou maravilhosa, infalível, perfeita…”. Se em dado momento da vida uma pessoa que somente ouviu elogios e interações positivas precisar ouvir uma crítica ou uma sugestão de melhoria, isso pode causar revolta e má interpretação do tipo “sempre fui maravilhosa, agora estão querendo me prejudicar”, e esse é, sem dúvida, o aspecto negativo do elogio.
Obviamente, a crítica excessiva, sem interações positivas e elogios, é ainda mais prejudicial. Pode causar a sensação ou o entendimento de que “sou horrível, não sirvo para nada…”. No momento em que uma pessoa que sempre foi criticada receber um elogio, pode ter a sensação de que algo está errado, do tipo: “o que está querendo? Sempre fui horrível, agora vem ‘puxar o saco’…”
Elogiar sem critérios ou ter medo de sugerir melhorias a um liderado, aluno ou colega é tão prejudicial quanto criticar sem critérios.
Ao implementar a Linha de Losada, os líderes podem observar diversos benefícios:
Para que o elogio tenha o impacto desejado, é importante fazê-lo de forma eficaz:
O elogio é uma ferramenta poderosa que pode transformar o ambiente em um espaço de aprendizado positivo, engajador e produtivo. Ao implementar a Linha de Losada e elogiar de forma eficaz, os líderes podem cultivar um ambiente onde todos se sintam valorizados, motivados e prontos para alcançar seu pleno potencial.
O elogio com conhecimento de causa é mais do que apenas um bom gesto. É um investimento no futuro das pessoas que estão sob seu comando.
Magna Tessaro Barp
Presidente do Instituto Humaniza
Escritora, empreendedora, palestrante e produtora cultural.
Magna Tessaro Barp
Presidente do Instituto Humaniza
Escritora, empreendedora, palestrante e produtora cultural.
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.