fbpx
Destaque sua empresa

Oficinas Técnicas da ATEG Bovinocultura de Corte em Abdon Batista , Água Doce e Campos Novos

Um dia todo dedicado ao conhecimento e troca de experiências sobre Estação de monta/reprodução bovina. Assim foi a Oficina Técnica promovida na última sexta-feira (12), em Abdon Batista pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina), em parceria com o Sindicato Rural de Campos Novos

15
Comerciais começaram a ser veiculados em rede nacional neste domingo (7)

O evento reuniu produtores do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Bovinocultura e Corte. ⁠As atividades foram conduzidas pela técnica de campo da ATeG Francieli Piran e a programação incluiu palestra do técnico da ATeG Henrique da Fonseca.

O supervisor técnico Guilherme Romanini de Mello esteve presente e destacou a importância da iniciativa para fortalecer ainda mais as propriedades que fazem parte do programa. ⁠O supervisor regional do Senar/SC Jeam Carlos Palavro ressaltou que a iniciativa permitiu aos produtores avaliarem os resultados obtidos da estação de monta 23/24 que ficou em 84% de prenhez, além de avaliar melhorias a serem implementadas na estação que inicia em julho. “Foram discutidas estratégias de melhorias em relação a calendários sanitários (estratégia preventiva, manejos reprodutivos – época da estação de monta e quantidade de dias), suplementação mineral como o uso estratégico e manejo alimentar – uso de Creeping Feeding – visando obter maiores taxas de prenhez, maior produção de bezerros por hectare/ano e, com isso, garantir melhores resultados para o produtor”.

Oficina Técnica ATeG Pecuária de Corte aborda estação de monta em Água Doce

 “Estação de monta/reprodução bovina” foi o tema da Oficina Técnica do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Pecuária de Corte, promovida no último sábado (13), em Água Doce. A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina), em parceria com o Sindicato Rural de Água Doce.

As atividades foram conduzidas pelo técnico de campo ATeG Lucas Verona e contaram com o acompanhamento do supervisor técnico Guilherme Romanini de Mello. Eles destacaram a importância de abordar o tema ao comentar que, para profissionalizar a atividade de cria no gado de corte, é fundamental contar com a estação de monta estruturada.

O supervisor regional do Senar/SC, Jeam Carlos Palavro, ressaltou que a Oficina técnica em Água Doce oportunizou avaliar os resultados obtidos da estação de monta 23/24. “Apresentou os desafios enfrentados pelos produtores neste ciclo produtivo e ainda abordou aspectos relevantes sobre como ATeG vem trabalhando junto aos produtores para que os bons resultados aconteçam. Na manhã de conversa, ainda, foram abordados temas relacionados ao controle de plantas daninhas em pastagens, pela equipe da empresa parceira do projeto”.

O presidente do Sindicato Rural de Água Doce, João Brassanini, também esteve presente e avaliou de forma positiva o evento. Destacou o quanto a ATeG tem sido importante para potencializar a pecuária de corte na região e no estado.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Bovinocultura de Corte tem impulsionado o desenvolvimento sustentável e a competitividade da pecuária catarinense. “Com orientação técnica e gerencial qualificada, o programa contribui para a eficiência, a lucratividade e a sustentabilidade dos negócios do campo”.

Oficina Técnica da ATeG Bovinocultura de Corte avalia resultados da estação de monta 23/24

O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina), promoveu em parceria com o Sindicato Rural de Campos Novos, na última semana (11), Oficina Técnica sobre Estação de Monta/Reprodução Bovina. O evento reuniu produtores do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Bovinocultura de Corte, no Parque de Exposições Leônidas Rupp. 

 As atividades foram conduzidas pelo técnico de campo da ATeG Ricardo Clair Basso e a programação contou com palestra do técnico da ATeG Henrique da Fonseca. O supervisor técnico Guilherme Romanini de Mello esteve presente e destacou a importância da iniciativa para fortalecer ainda mais as propriedades que fazem parte do programa.

⁠O supervisor regional do Senar/SC Jeam Carlos Palavro também acompanhou o evento e realçou que a Oficina Técnica do ATeG Pecuária de Corte em Campos Novos foi essencial para avaliar os resultados obtidos da estação de monta 23/24. “Foram discutidas estratégias de melhorias voltados para o manejo das vacas visando obter maiores taxas de prenhez. Em especial aspectos importantes que o produtor necessita planejar e implementar no manejo do rebanho visando garantir sanidade, escore de condição corporal, suplementação mineral e, com isso, obter cada vez mais bezerros por hectare ano”.

ATEG

ATeG é um serviço gratuito oferecido aos produtores rurais pelo Senar/SC. Seu foco é a geração de renda, melhoria da produção e da gestão rural de forma educativa. Os produtores são acompanhados periodicamente por um técnico de campo durante 24 meses, tempo mínimo necessário para avaliar os resultados da aplicação da metodologia.

O programa contribui para a evolução socioeconômica dos produtores, das famílias e da comunidade rural, além de promover a disseminação de tecnologias e práticas gerenciais para a produção de alimentos com respeito ao meio ambiente.

Santa Catarina atende 11 cadeias produtivas no Programa ATeG: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte; piscicultura e turismo rural. A iniciativa tem como coordenadora estadual a profissional do Senar/SC Paula Coimbra Nunes e conta com o acompanhamento do superintendente Gilmar Antônio Zanluchi

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional / Com informações da Assessoria da Senar

Compartilhe este conteúdo
B0DCF6

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore