fbpx

Parceria entre Polícia Militar e Secretaria Ciência, Tecnologia e Inovação estreia tecnologia via satélite em viatura

Polícia Militar de Santa Catarina aprimora comunicação com instalação de antena Starlink em viatura do 11º BPM em São Miguel do Oeste

WhatsApp Image 2024 07 04 at 15.14.25 1
Fotos: Divulgação

O governador Jorginho Mello assinalou o compromisso do Governo com o investimento nas Forças Policiais. “O incremento de novos oficias e novos soldados na Polícia Militar se faz necessário para que possamos continuar garantindo a qualidade dos serviços que prestamos aos nossos cidadãos. Tenho orgulho de apoiar a nossa Polícia Militar Catarinense, com novas viaturas, melhores equipamentos e condições de trabalho, entregando até farda nova para os policiais. Estou muito feliz de ver esses novos e valorosos profissionais que irão atuar em prol da nossa população”, afirmou.

WhatsApp Image 2024 07 04 at 18.09.57 1

Para o comando do 11º BPM/Fron, tenente-coronel Alciones Pulga, a tecnologia via satélite vai ajudar no trabalho operacional na região. “Na fronteira no Extremo-Oeste de Santa Catarina, ainda temos grandes extensões sem cobertura móvel”, afirmou. Objetivo do projeto é realizar um estudo técnico por meio da viatura da Polícia Militar destacada para o Programa Rede Rural. Assim sendo, a região elegida para o início do estudo foi o Oeste do estado. Via satélite, pretende-se levar a conectividade Wi-Fi para as regiões mais remotas, onde hoje não possui sinal de cobertura e sinal de telefonia móvel.

WhatsApp Image 2024 07 04 at 15.14.25 2

O uso da antena será o facilitador para conectar o celular da PMSC que está na viatura para receber as chamadas de emergência e também para auxiliar na localização dos eventos que são acionados.

A Tecnologia – A antena Starlink possibilita atividades que historicamente não eram possíveis com a Internet via satélite, como transmissão e videochamadas.

A atual tecnologia de internet via satélite tem latência de 600 milissegundos, que é o tempo que um bit ou pacote de dados leva para chegar de um computador a outro. Já a Starlink promete oferecer internet de longo alcance e rápida, com transferência de até 1GB por segundo e latência de 25 milissegundos.

A expectativa é que, até 2025, 40 milhões de usuários façam uso da banda larga com a nova tecnologia no mundo.

Fonte: Por ASCOM | PMSC 

Compartilhe este conteúdo
B0DCF6

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore