fbpx

Parceria entre Semae e Sebrae/SC cria podcast sobre sustentabilidade

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) e o Sebrae/SC lançaram o SustenCast, podcast criado no âmbito do Programa Empresas Sustentáveis, que é executado por meio de um convênio entre as duas instituições. O Programa Empresas Sustentáveis tem como objetivo fomentar a sustentabilidade em pequenos negócios, elaborando junto com o empreendedor um diagnóstico completo e um plano de ação com propostas de inovações. Já o podcast nasceu para disseminar e sensibilizar empresas e a população em geral sobre temas ligados à sustentabilidade e ESG (Environmental, Social and Governance).

Para o secretário da Semae, Ricardo Guidi, o SustenCast é uma forma de mostrar a importância da gestão sustentável nos negócios. “A vantagem competitiva das empresas está relacionada com o alinhamento de ações sustentáveis e o podcast vem ao encontro disso, fornecer conhecimento para as companhias, sejam elas de pequeno ou grande porte. Todo mundo sai ganhando quando realiza ações sustentáveis, o meio ambiente, a população e as empresas que podem ter valorização de mercado, redução de custos e a longevidade da companhia”, destaca.

A gestora de negócios do Sebrae/SC, Soraya Tonelli, reforça que incentivar e apoiar os pequenos negócios na implantação de ações ESG tem sido um trabalho prioritário da instituição. “Sabemos a importância dessa pauta para o futuro sustentável da nossa economia e trabalhamos para que ela esteja cada vez mais presente na realidade das micro e pequenas empresas. Por isso, esse podcast é tão importante, já que por meio dele, conseguimos garantir visibilidade às ações que já são realizadas em Santa Catarina e podemos mostrar que é possível que todos os pequenos negócios adotem políticas ESG. Queremos inspirar os empresários a trabalhar essa temática em seus negócios”, comenta.

O SustenCast está disponível no canal do Youtube do Sebrae/SC, e já estão liberados para acesso os 15 primeiros episódios. Em cada encontro são discutidos temas diferentes relacionados à sustentabilidade, como turismo de base comunitária, agricultura familiar, gestão sustentável em pequenos negócios, resíduos orgânicos e zero plástico.

A bióloga da Semae e gestora do Programa Empresas Sustentáveis pelo estado, Ana Letícia Araújo de Aquino Bertoglio, explica que os hábitos de consumo estão mudando. “Hoje sabe-se que grande parte das emissões de gases de efeito estufa é proveniente da energia usada na produção de bens. O consumidor tem o poder de escolher marcas e produtos de acordo com a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva. E essas escolhas devem dirigir a produção não apenas de forma consciente, mas regenerativa. O SustenCast foi inspirado na necessidade de preparar as micro e pequenas empresas para a economia regenerativa”, explica.

As empresas que desejam participar do Empresas Sustentáveis podem se inscrever no link:

Acompanhe os episódios do SustenCast no link:

Fonte: Por ASCOM | SICOS / Texto: Pablo Mingoti

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore