fbpx

Polícia Científica de Santa Catarina participa do Congresso Nacional de Criminalística

Aproximadamente 35 servidores da Polícia Científica catarinense participaram do 27º Congresso Nacional de Criminalística (CNC)

WhatsApp Image 2024 09 16 at 18.13.22 1
Foto: Divulgação / PCI

Um dos eventos mais prestigiados da América Latina na área de perícia criminal. O congresso ocorreu de 10 a 13 de setembro, em São Luís, capital do Maranhão, com o tema central A Inovação e Integração das Ciências Forenses.

O congresso destacou-se pelo intercâmbio científico, oferecendo oportunidades para networking e debates voltados ao aprimoramento da segurança pública. O evento, que incluiu conferências, palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos, atraiu peritos oficiais de diversas áreas da perícia, além de profissionais da segurança pública, acadêmicos e estudantes, tanto do Brasil quanto do exterior.

A organização do evento foi realizada pela Associação Brasileira de Criminalística e pela Associação da Polícia Científica do Maranhão (Apotec-MA).

Durante o congresso, a perita-geral de Santa Catarina, Andressa Boer Fronza, participou de uma reunião do Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica (CONDPC), onde teve a oportunidade de receber do secretário nacional de Segurança Pública, Promotor Mário Luiz Sarrubbo, uma cópia inédita do Caderno Temático de Referência – POPs da Perícia Criminal. Esta nova coleção foi coordenada pela DSUSP/SENASP/MJSP, com a colaboração de representantes do CONDPC, das associações de profissionais de perícia criminal, da própria Senasp e de especialistas na área.

“Para os peritos da Polícia Científica de Santa Catarina, o congresso foi uma excelente oportunidade para a troca de conhecimentos e para acompanhar as mais recentes inovações em perícia criminal e medicina legal. Vários dos nossos peritos foram palestrantes e apresentaram trabalhos, muitos deles premiados, neste importante evento. Também contamos com representantes nos encontros do Brasil+, Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos, Sistema Nacional de Análise Balística e Centrais de Custódia”, destaca Andressa Boer Fronza.

A Polícia Científica de Santa Catarina participou ativamente do congresso com a apresentação de quatro trabalhos: perita criminal Aline Teixeira apresentou sobre viés cognitivo na tomada de decisão pericial, perito criminal Fernando Lonzetti discutiu o uso de sistemas de reconhecimento facial como meio de prova, a perita criminal Kelly Lobato abordou o exame sexológico e a aplicação de novas tecnologias na identificação de agressores sexuais, e o perito criminal aposentado Walmir D. Gomes Jr., juntamente com o perito criminal Valdecir Figueiredo, completou o quadro de apresentações. Houve ainda a premiação de quatro apresentações orais: Perito Iury Lopes (2º lugar na trilha de fonética), perito Igor Shoiti Shiraishi (2º lugar na trilha de perícias ambientais), agente Beatriz Pavei (3º lugar na trilha de feminicídio e vulneráveis) e perito Victor Botteon (2º lugar na trilha genética/DNA).

Compartilhe este conteúdo
B0DCF6

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore