fbpx

Programa de inovação da Eletrobras se conecta ao ecossistema em SC e inaugura “Polo Sul” em Florianópolis

Innovation Grid, plataforma de conexão com o ecossistema tech, será lançada nesta quinta (21). Empresa terá espaço de inovação aberta na ACATE e parceria com Fundação CERTI em espaço a ser instalado na sede da Eletrosul 

eletrosul eletrobras fotoHerminioNunes
Crédito: Hermínio Nunes/Divulgação

Eletrobras, a maior empresa de energia elétrica da América Latina, lançar no apagar das luzes de 2023, em Florianópolis, o Polo Sul do Innovation Grid, plataforma de conexão da empresa com o ecossistema de inovação. Este será um dos três polos que serão criados em diferentes regiões do Brasil – a iniciativa será apresentada em Santa Catarina nesta quinta-feira (21), às 18h30, no lounge da ACATE, na SC 401, em Florianópolis. 

A Eletrobras terá uma parceria com a Fundação CERTI no projeto, além de inaugurar também um espaço físico junto ao programa de inovação aberta LinkLab, da ACATE, onde vai disponibilizar desafios de mercado para serem solucionados por startups. No momento, dois desafios da empresa estão abertos: otimização do relacionamento com fornecedores com foco em critérios ESG e aprimoramento à gestão e aplicação dos treinamentos técnicos de segurança e operacionais.

O Polo Sul de Inovação do Innovation Grid contará com infraestrutura a ser implementada no prédio sede da Eletrobras CGT Eletrosul, no bairro Pantanal. A Fundação CERTI e a  incubadora CELTA vão agregar a experiência e expertise em empreendedorismo inovador e aceleração de empresas para alavancar resultados positivos ao ecossistema local. 

Para o superintendente de Negócios da CERTI, Laercio Aniceto Silva, a capacidade da CERTI como instituto de tecnologia e unidade Embrapii de Sistemas Inteligentes – que atua desenvolvendo projetos de inovação nas áreas de energia (ANEEL e ANP), transformação digital (Lei de Informática) e sustentabilidade (Lei do Bem) – permitirá apoiar tecnicamente as startups.  “Vamos contribuir para conectar pesquisadores das universidades para resolver gaps tecnológicos e complementar com subvenção financeira e incentivos fiscais aos investimentos” explica Laercio. 

O diretor de inovação e novos negócios da ACATE, Silvio Kotujansky, conta que a Eletrobras ingressou no LinkLab em março deste ano e já lançou cinco desafios para as startups catarinenses. Na avaliação dele, o lançamento do Polo Sul do Innovation Grid fará com que a integração entre ACATE e Eletrobras seja ainda maior em 2024.

“Podemos dizer que esse ano foi um aquecimento, um início de conexão. A partir do próximo ano, com essa estruturação da parceria, não tenho dúvida de que vai haver uma aceleração. Estaremos muito focados nas entregas, envolvendo as startups, promovendo eventos e capacitações. Agora o jogo começa para valer. Vemos isso como uma oportunidade muito grande para o ecossistema de inovação de Santa Catarina”, afirma. 

O objetivo do Innovation Grid é conectar-se com parceiros situados no ecossistema, visando atender necessidades estratégicas e fomentar soluções inovadoras no contexto da transição energética. Além disso, pretende gerar e alavancar novos modelos de negócio que contribuam para a sustentabilidade da companhia. A plataforma é composta de 3 módulos – Power Up, Spark e Tech Partnerships –  que fortalecem a interação da Eletrobras com startups, empresas de base tecnológica, institutos de pesquisa, universidades e hubs de inovação. 

O Power Up é voltado à conexão com soluções maduras do ecossistema de inovação, para resolver dores do negócio e experimentação rápida de soluções. O Spark, por sua vez, promove seleção de estudantes das áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática para formar equipes multidisciplinares, que se conectam com times de inovação da companhia de energia elétrica.  Já o Tech Partnerships tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de tecnologias que possam ser implementadas, alavancando o relacionamento com universidades, instituições de pesquisa e empresas para superar barreiras e ampliar horizontes.

Fonte: Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br 

Compartilhe este conteúdo
B0DCF6

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore