fbpx

Representantes do HUST participam de encontro em Videira sobre cuidados com pacientes oncológicos

No dia 15 de março, em Videira, o cirurgião oncológico Doutor Maurício Pereira Junior, o neurocirurgião Doutor Arlindo Américo, acompanhados do responsável pelo setor de Relações Institucionais, Caetano Raphael Cardoso, representaram o Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) em encontro que abordou orientações sobre os cuidados com pacientes oncológicos. O evento reuniu médicos e enfermeiros da Atenção Primária dos municípios pertencentes à região do Vale do Rio do Peixe.

F1 (1)

— O combate ao câncer é uma união de esforços, por isso o encontro foi fundamental para aproximarmos a Rede Básica dos municípios ao paciente oncológico, pois esses profissionais, como médicos, enfermeiros e toda a equipe multidisciplinar, são o primeiro contato com o paciente e sua família. Compartilhamos experiências e estratégias no manejo clínico e psíquico visando à otimização do tratamento, contribuindo para a rápida recuperação e o retorno dos pacientes a sua rotina — enaltece o Doutor Maurício Pereira Junior.

A iniciativa teve como objetivos a troca de experiências e o alinhamento de condutas acerca dos cuidados com os pacientes oncológicos, com foco na humanização do atendimento, pois muitos procedimentos podem ser realizados pelos profissionais da Atenção Básica evitando que os pacientes se desloquem a Joaçaba. O momento se fez necessário diante das demandas levantadas em reunião ocorrida em fevereiro, promovida pela direção do HUST com os gestores dos municípios da Macrorregião de Saúde do Meio-Oeste catarinense, para os quais o Hospital é referência em Oncologia.

— Alguns procedimentos que podem ser executados na Rede de Atenção Básica nos municípios evitam deslocamentos de pacientes, muitas vezes, debilitados. Essa formação é o compromisso que todos nós temos com as redes de saúde, que certamente será levado a outros municípios — destaca a diretora geral do HUST, Lindamir Secchi Gadler.

— O momento foi importante e produtivo, com avaliação positiva de todos os que participaram. Agradecemos a todos os profissionais do HUST por atuarem comprometidos com a profissão e com a vida das pessoas — afirma a anfitriã do evento, secretária de Saúde de Videira, Ivanice Peccin.

Fonte: Assessoria de Imprensa Unoesc Joaçaba

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore