Fósseis humanos datados de 86 mil anos foram encontrados em uma caverna de difícil acesso no Laos, no Sudeste Asiático. A descoberta coloca em dúvida uma crença antiga de que humanos nunca acamparam no local conhecido como Tam Pà Ling.
Segundo especialistas, a caverna é um dos poucos recursos que pode desvendar questões sobre a grande expansão da humanidade, tornando preciosa qualquer informação sobre como ela foi usada no passado.
Como as paredes da caverna são íngremes e difíceis de escalar sem equipamento, os paleontólogos suspeitavam que os fósseis haviam sido levados para lá por enchentes. No entanto, agora essa visão mudou.
“Isso abriria questões sobre por que as pessoas fariam a difícil e perigosa jornada para dentro e para fora, e forneceria incentivo para continuar procurando por ferramentas”, acrescentou o líder da pesquisa.
Hernandez sugere que durante os períodos em que as condições fora da caverna eram quentes e áridas, ela também teria sido um refúgio fresco para quem estivesse disposto a fazer a difícil escalada.
No fim, provar que a caverna foi usada nessas épocas seria uma peça para entender o que fez os povos antigos se dispersarem, conclui o pesquisador. O trabalho também pode ser significativo por outro motivo.
O estudo foi publicado na revista Quaternary Science Reviews.
Fonte: Olhar Digital / Por Gabriel Sérvio
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.