No ano passado, um enorme tsunami com ondas de 200 metros de altura atingiu o Fiorde Dickson, na Groelândia. No entanto, absolutamente ninguém ficou sabendo disso na época. Agora, cientistas têm revelado o que aconteceu na região.
A mais recente novidade é que o satélite SWOT, da NASA, registrou este evento de grande magnitude. O equipamento, que atua em um missão conjunta da agência espacial dos Estados Unidos com o Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES), mede o nível da água em superfícies de oceanos, lagos e rios em alta resolução.
Segundo a NASA, o satélite detectou que, após um grande deslizamento de rochas, em setembro de 2023, o nível da água no lado norte do fiorde chegou a ficar até 1,2 metros mais alto que o lado sul. Uma imagem divulgada pela agência (clique aqui para conferir a publicação na íntegra) mostra essa diferença de elevação.
“Coincidentemente, o SWOT passou sobre o fiorde em um momento em que as águas estavam bastante acumuladas contra a parede norte. Observar a forma da onda é algo que nunca conseguimos fazer antes do SWOT.”
Josh Willis, especialista em nível do mar no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA
Ainda de acordo com os cientistas, o tsunami gerou um evento sísmico que ecoou por nove dias. Durante este período, as águas do Fiorde Dickson oscilaram de um lado para o outro a cada 90 segundos.
Fonte: Olhar Digital / Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.